Conheça os 7 modelos de Vans que são a cara do Steetwear!

Os tênis Vans fazem parte da “elite” de marcas que ajudaram a definir características essenciais do estilo urbano como o conhecemos hoje. Com um shape ergonômico e detalhes inspirados no streetwear, a marca extrapolou as barreiras do esporte e atualmente pode ser encontrada em diversas listas sobre tendências do mundo da moda!

Com um status de símbolo cultural para os esportes de ação, como o surf, e principalmente o skate, a Vans é uma marca completa, que se consolidou no mercado e hoje oferece versatilidade, dinamismo e conforto para usuários do mundo todo.

Nesse post vamos conhecer um pouco mais sobre a história por trás de todo esse sucesso, os modelos queridinhos do streetwear e dicas de como e onde usar cada um deles! Continue com a gente.

Os modelos de tênis Vans

Marcada pela autenticidade e um feeling indiscutível para lançar tendências que nunca saem da moda, a Vans sem dúvidas transformou o cenário dos tênis esportivos! Mas se engana quem pensa que a marca se limitou apenas a construção de conforto e usabilidade para skatistas.

montagem com 3 modelos históricos de tênis Vans

Ao quebrar a barreira e ser, por mais de uma vez, inovadora, a Vans conquistou seu espaço nas produções casuais, que também puderam se beneficiar dos modelos clássicos, autênticos e cheios de detalhes!

Acompanhe agora a lista que a Espaço Tênis preparou com os grandes sucessos da marca que são modelos carimbados no street wear:

1. Vans Authentic

O nome do primogênito da marca já diz muito sobre o seu legado, afinal, o Vans Authentic permanece como uma das opções mais clássicas e atemporais até hoje. Com o solado vulcanizado, o espaço de cadarço mais curto como as tradicionais linhas da Vans, esse é o modelo que agrada skatistas, por sua durabilidade, e as fashionistas, por seu aspecto casual e despojado.

Muito versátil, esse modelo pode ser usado com calças destroyed e camisas de botão, ou um look todo preto que use como peça statement, ou seja, peça de destaque um par de meias com estampa diferenciada, por exemplo.

2. Vans Era

Unindo funcionalidade e tendência, o Era pode ser considerado um dos principais modelos já fabricados pela Vans. Afinal, assim como o Authentic, ele estava lá no início do projeto dos irmãos Van Doren. Com o passar dos anos, o shape foi sendo remodelado e tais mudanças foram capazes de unir dois mundos distintos: as manobras de skate e as tendências de moda.

Esse tênis se sai muito bem quando combinado com peças de tecido sarja, especialmente em tons claros, e o clássico Jeans com uma camiseta de formato grande!

3. Vans Old School

Você pode até procurar, mas dificilmente encontrará um apaixonado por tênis que não tenha um par de Vans Old Skool. Graças a sua popularidade, que se manteve inabalável com o passar do tempo, o modelo é um dos queridinhos da marca, e o primeiro a combinar as side stripes com o couro reforçado.

A fama do Old Skool surpreendeu até mesmo em seu lançamento, momento em que o tênis foi escolhido como queridinho dos pilotos de BMX aos skatistas profissionais que já acompanhavam a empresa. Muito democrático ele vai bem tanto em composições mais românticas quanto para uma proposta mais street como calça, moletom e jaqueta Jeans.

4. Vans SK8 Hi

Lançado no final dos anos 70, um dos modelos clássicos da Vans foi batizado primeiramente de Style 38 e, não demorou muito para garantir status de favorito entre os profissionais do skate.

Com o cano mais alto, o Vans SK8 Hi foi projetado para proteger o calcanhar dos skatistas e oferecer mais firmeza nas manobras, características que o transformaram em um item essencial na coleção dos apaixonados pelo esporte. Esse modelo é uma verdadeira homenagem aos apaixonados pela marca!

Queridinhos da montagem de looks femininos até os dos esportistas, esse modelo performa bem tanto com um vestido justinho e uma terceira peça de sobreposição, quanto com bermudas sarja, meia alta e moletom.

5. Vans Slip-on

Mais um modelo de sucesso e muito procurado que se tornou sinônimo de cool é o Vans slip-on. Um verdadeiro clássico dos tênis sem cadarço, e um design coringa que combina com diferentes estilos e ocasiões. Funcionando muito bem com calças nos mais variados tecidos e cardigans.

Além disso, o Slip-on é o queridinho daquelas pessoas que procuram conforto, praticidade e variedade. Afinal, uma das suas principais vantagens é a facilidade na hora de calçar o sapato. E o design do modelo permite que a marca aposte em várias estampas, cores e temas diferentes.

6. Vans SK8 Low

O Vans Sk8-Low é uma alternativa inspirada no lendário SK8 Hi de cano alto, nessa versão, com cano baixo. Um tênis muito usado por skatistas em função de sua estrutura reforçada que é capaz de suportar o desgaste constante e o colarinho que é acolchoado dando mais flexibilidade e suporte durante a prática de esportes.

Esse modelo funciona muito bem com as famosas calças ou mesmo bermudas cargo, com camisetas oversized –de tamanho grante– ou croppeds.

7. Vans Atwood

O Tênis Atwood da marca Vans é um dos exemplares que mais proporciona conforto. Os pares dessa linha prometem muito estilo e conforto para os pés. Com um design reto super versátil, é confeccionado em solado característico da marca no estilo Waffle e é uma ótimo tênis para andar de skate!

De todos os modelos listados esse pode ser destacado como o mais adaptável aos diferentes estilos. Pode ser usado do trabalho à prática de esportes, com peças que vão desde a alfaiataria até o moletom. Por isso, solte a sua criatividade!

A história da Marca

A história da Vans tem início em março de 1966, onde o sonho dos irmãos Paul Van Doren e Jim Van Doren abriu suas portas em Anaheim, na Califórnia. Com a experiência de anos trabalhando em outra marca de sapatos, e dois sócios investidores, a dupla nem imaginava que o negócio se tornaria uma das principais marcas do mundo, que atualmente vale mais de US$ 3 bilhões de dólares.

Apesar da forte relação que a marca tem com os esportes de ação, esse cenário nem sempre foi tão promissor quanto é hoje. No seu primeiro dia de funcionamento, foram vendidos 12 calçados que ainda seriam produzidos, e como os únicos modelos disponíveis eram o Deck Shoes, ou Authentic, eles se tornaram clássicos instantâneos da marca.

Com a chegada dos anos 70, os tênis Vans começaram a percorrer todas as praias da Califórnia nos pés de surfistas e skatistas, principalmente os que frequentavam Dogtown. Nomes como Tony Alva, Stacy Peralta e Jay Adams começaram a ser associados com a marca, o título Off The Wall foi adicionado aos tênise a Vans se integrou totalmente ao mundo do skate.

A parceria com os esportes de ação também foi fundamental para o surgimento de outros modelos icônicos da marca, como o Vans Old Skool, que surgiu com o couro na construção, para suprir a necessidade de estabilidade e durabilidade. Nessa mesma época,a sidestripe clássica da Vans também foi adicionada aos modelos.

Vans: a versatilidade como marca registrada

Tendo como uma das suas principais características a versatilidade, os modelos de vans feminino e masculino já são figurinha carimbada no guarda-roupas nacional. Esse marco, inclusive, não se delimita a estilos ou personalidades distintas, com uma mudança de cores e adaptação de estampas, os tênis da Vans percorrem sem restrições produções cheias de atitude.

Os tênis Vans começaram a ser vendidos no Brasil nos anos 90, e a versatilidade da marca não demorou para conquistar os skatistas locais. Tanto que em 2017, depois de investir pela primeira vez em publicidade, ela já realizou um feito histórico: a inauguração de um skatepark no Parque Villa Lobos, em São Paulo!

A projeção da Vans no país cresceu exponencialmente, e a realidade por aqui não foi muito diferente dos outros lugares do mundo. Os modelos clássicos da marca ultrapassaram a bolha dos esportistas e chegaram até os pés de quem busca estilo, conforto e praticidade também para atividades cotidianas.

Como usar seu tênis Vans no dia a dia?

Apesar de sua história ser contada, majoritariamente, por skatistas e esportistas do mundo todo, o Vans é democrático e pode ser adicionado a qualquer rotina, basta pensar em opções que explorem toda a versatilidade dos modelos, sem deixar a proposta do look de lado. Confira a seguir algumas dicas de como usá-los diariamente.

Vans para mais atitude no trabalho

A proposta social ganha um toque de atitude com o modelo Slip-on, por exemplo, que é um clássico atemporal e promete conforto em diferentes situações. Nesse caso, invista sempre em peças mais descontraídas e truques de styling divertidos, como a barra dobrada da calça de alfaiataria ou até mesmo uma t-shirt no lugar da velha camisa de botões.

O trabalho permite mais descontração e não exige peças sociais? A pantacourt com tênis para as mulheres e o jeans destroyed para os homens são duas opções divertidas e confortáveis que abrem espaço para um Vans Slip On, por exemplo. Quando o assunto é usar tênis no trabalho, é importante abusar da criatividade!

Vans e os esportes radicais: uma combinação perfeita!

O tênis Vans é aquele tipo de sapato que não esconde suas origens, afinal, não foi por acaso que os skatistas abraçaram a marca com tanta paixão em seus primeiros anos de existência. Se você é fã desses esportes radicais e urbanos, apostar na durabilidade e no shape confortável dos modelos da marca é essencial!

Além dos modelos clássicos, como o Authentic ou o Era, a marca também pensa em opções que ampliem os horizontes para quem busca conforto em corridas e treinos mais focados em desempenho. Das edições especiais da coleção “Deluxe Comfort”, por exemplo, surgiu o Vans Cerus, que foi confeccionado com acabamento acolchoado em algodão, para garantir o máximo conforto em cada passo.

Vans na balada? Prepare-se para dançar com conforto!

Aqui no blog da Espaço Tênis temos um post completo que você pode conferir sobre como apostar nos tênis na balada. Apesar de sabermos que esse é um assunto que pode gerar polêmica, continuamos apostando nessa ideia divertida, confortável e cheia de possibilidades.

Os modelos clássicos já são ótimas opções para deixar a produção mais criativa sem perder o estilo, porém, uma novidade que vem fazendo a cabeça das mulheres são os tênis com plataforma. Os modelos de Vans com plataforma são ótimos para garantir conforto mesmo dentro de um look mais arrumadinho, ou para deixar a opção despojada mais elegante!

A Vans é uma das marcas mais renomadas do mercado atual, e desde o seu surgimento, vem garantindo um espaço poderoso tanto na moda quanto no esporte. Ao se adaptar a diferentes estilos e propostas, a marca garantiu um feito histórico e incomum: a capacidade de coexistir em diferentes realidades!

Curtiu o conteúdo? Conheça os produtos da Vans na Espaço Tênis e descubra qual tênis vans é ideal para você. Venha viver uma vida Off The Wall!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.