Tênis machucando o calcanhar? 4 Dicas para mais conforto

Muitas pessoas passam pela situação de comprar um tênis novo e, quando vão usar, descobrem que o calçado está machucando o calcanhar. Além da frustração de não conseguir utilizar o tênis dos sonhos, existe o desconforto dos pés. E aí, já passou por isso? Se você está em busca de solução para esse problemas, hoje a Espaço Tênis está aqui para te ajudar!

Sempre que for comprar um tênis, é importante dar aquela conferida prévia de como vai ficar o calçado no pé, certo? Mas não é só isso, acompanhe a leitura e anote todas as sugestões de como usar aquele tênis favorito sem machucar o calcanhar. Vamos lá?

Tênis machucando: veja como aliviar o desconforto

Primeiramente, é preciso ter em mente que existem diferentes tipos de desconforto que afetam a experiência com o seu tênis. Comprar calçados com numeração menor, na maioria dos casos, não é uma boa ideia. A dor dos dedos esmagados não é nada agradável. Por isso, é super importante provar o tênis antes de comprar para não correr o risco de não conseguir usá-lo depois.

Por outro lado, algumas marcas trabalham com padrões de numeração seguindo a tabela universal para tamanho de pés. Nesse caso, você vai precisar comprar uma ou até duas numerações menores do que a sua. Um exemplo, são os modelos de tênis Vans que vestem um número menor. Então, a primeira lição é provar o calçado antes de sair da loja!

Mas, se você já teve a experiência amarga de usar um tênis machucando e acha que não existem soluções para o problema, não se preocupe que estamos aqui para te ajudar. Há algumas maneiras que podem aliviar o desconforto do tênis e que valem a pena tentar.

1 – Use meias mais grossas

Essa dica vai para os tênis que estão no tamanho correto, mas mesmo assim machucam em alguns pontinhos específicos, bem críticos. A essa altura, você deve estar se perguntando: se meu sapato serve perfeitamente, por que isso acontece?

Os tênis produzidos pelas marcas confiáveis visam aliar o melhor do conforto com durabilidade. Além disso, optam por formas que melhor se adequem a um número maior de indivíduos: um formato que seja anatômico à maioria das pessoas.

Nossos pés, apesar de muito parecidos, possuem diferenças mínimas com particulares que os tornam únicos. É natural que, quando vestimos um tênis criado com um molde universal, sentimos sensações diferentes em pontos específicos que outro indivíduo não sentiria.

Mesmo que o modelo seja super adaptado a um grande número de pessoas, sempre haverá aquela pequena diferença que pode causar certo desconforto. Há muita gente sortuda que encontra um tênis perfeito logo de cara, mas a maioria dos reles mortais deve passar por um período de adaptação nos primeiros usos.

Neste caso, a solução é usar o tênis com uma meia mais grossa, de preferência mais macia na parte interior. A maciez vai proteger seus pés de atrito e bolhas. Além disso, com o tempo o tênis vai lacear e os pontos mais apertados vão se ajustando, e em poucos dias você terá um calçado confortável sem precisar a meia.

2 – Use hidratante

Se o seu tênis for de couro, é possível lacear usando hidratante. O produto emoliente pode soltar as fibras do material e permitir que eles fiquem menos agressivos aos pés.

Quanto ao uso de hidratante, existe produto específico disponível no mercado para aumentar a flexibilidade do material. Mas, nada impede de usar cremes corporais comuns em itens de couro. De preferência ao produto neutro, sem cheiro, corantes ou princípios ativos elaborados. Esses são os mais seguros e com o menor risco de manchar.

3 – Proteja pontos específicos

Antes de sair, coloque seu calçado e preste atenção nos locais de maior pressão. É fundamental observar os pontos de atrito, mas você só vai conseguir quando der alguns passos. Esses pontos podem não machucar no momento, mas oferecerão desconforto com o uso prolongado.

Nesse caso, proteja as áreas percebidas com esparadrapo, algodão, protetor de calcanhar ou Band-Aid, isso vai ajudar a distribuir a pressão nos pontos críticos.

4 – Use o calor

Para deixar o material do tênis mais flexível, a dica é ligar o secador de cabelo em temperatura média e colocar o vento em direção a parte de trás. Coloque o calçado ainda quente, dê preferência com uma meia grossa ou duas meias. Conforme for andando, o material vai laceando e moldando o formato do seu pé.

E aí, já sabe qual é a melhor técnica para amaciar aquele calçado que já está parado há tempos na sapateira? Aplique os métodos, saia por aí com seus tênis e conte o resultado pra gente! Vamos adorar ler suas experiências nos nossos comentários.

Procurando por mais conteúdo sobre moda e estilo da cabeça aos pés? Siga a Espaço Tênis no Instagram e fique por dentro de tudo que por aqui! E não deixe de acompanhar aqui no blog conteúdos relevantes com dicas de sapato, estilo e muito mais!

Até a próxima, pessoal!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.