Tênis Machucando, o que Fazer? 6 Dicas Infalíveis!

O sapato é um item que precisa oferecer conforto para os nossos pés. Afinal, ele vai passar o dia inteirinho lá. Quem nunca passou pela péssima experiência de colocar aquele tênis, no modelo ideal e com um preço que cabe no bolso e ele acaba ficando apertado?

Às vezes ainda insistimos e levamos ele para casa, o que pode ser muito perigoso. Mas não se preocupe, existem algumas técnicas que podem fazer o tênis ficar perfeito no pé, e a Espaço Tênis vai te contar tudinho, confira!

Por que tomar cuidado com o calçado

Você pode pensar coisas como “ah, é só um pouquinho” ou “é só quando eu ando“, não caia nessa. Usar sapatos apertados e duros podem causar sérios problemas a sua saúde. Nós explicamos.

O calçado está apertando a ponta do seu pé? Isso pode fazer com que a unha encrave, gerando dor e inchaço, o que só vai piorar ainda mais o uso.

Além disso, se a sola não está confortável ou o sapato não pega a forma do seu pé, você acaba jogando o peso de maneira incorreta para evitar a dor. Isso traz vários problemas para o corpo todo, e definitivamente não queremos isso.

Agora que você está convencido de que não deve usar sapatos apertados ou duros, confira 6 dicas práticas que preparamos para você colocar a mão na massa e resolver logo esse problema.

1- Amaciante para amaciar

Sim, chega a ser estranho, mas faz sentido e entrega resultados. Você pode dissolver o amaciante em pó e passar no lugar que está apertando, ou ir direto para a versão líquida.

O produto vai amaciar o local e ajudar o tênis a pegar a forma do seu pé. Essa medida serve mais para a ponta do calçado e não é muito utilizada por motivos óbvios (amaciante não é tão barato quanto parece). Mas se precisar de uma solução rápida, pode ficar a vontade.

2- Álcool: dá resultado, mas precisa de cuidado

O álcool pode ser usado para ajudar o tênis a tomar a forma do seu pé, facilitando o uso no dia a dia. Ele pode ser aplicado de duas formas.

A primeira é borrifando o produto no tênis todo. Coloque ele no pé e vá aplicando, deixe o tênis encharcado. Enquanto ele seca, vai tomando a forma do seu pé e ficando perfeito.

Na segunda forma você deve aplicá-lo em jornais e ir colocando dentro do calçado, aperte bastante. Isso funciona porque o jornal, quando secar, vai expandir e lacear o tênis.

Mas atenção: o uso de álcool pode causar manchas em tênis com materiais mais delicados. Tome cuidado e veja a próxima dica, essa não tem nenhuma contraindicação.

3- Tênis no freezer? Acredite, funciona!

Essa é uma das técnicas que mais dá resultado, mas requer paciência. Encha um ou dois saquinhos com água e coloque dentro do tênis. Depois leve ao congelador e deixe descansar por 12 horas.

Lembre-se de amarrar bem o saquinho ou usar aqueles com ziplock. Para retirar o gelo é recomendado deixar secar em temperatura ambiente. Não tente puxar, isso pode estragar a entrada do calcanhar.

Umas das propriedades da água é aumentar de tamanho quando congelada, expandindo também o material do tênis. Essa técnica é perfeita para Tênis All Star, que não são estreitos e vão aderir bem ao saquinho. Evitando deformações.

4- As clássicas bolas de meia

Faça bolas de meia e coloque dentro do tênis. Aperte com cuidado. Quando o tênis estiver completamente cheio, ele vai começar a exercer pressão nas meias (que simulam seu pé). A pressão ajuda a aumentar o espaço do tênis todo. Essa é uma das técnicas mais seguras. Só precisa de um pouco de paciência e bastante meia.

5- Ainda na ideia da meia

Esse item é realmente útil quando o assunto e lacear tênis novos. Você pode usar uma meia bem fina assim que for usar o tênis pela primeira vez. Ela vai ajudar seu pé a deslizar com facilidade dentro do tênis, ajudando a lacear durante o uso.

Você pode usar a meia fina principalmente em calçados que não precisam delas, como sandálias e alpargatas. Faça isso algumas vezes dentro de casa. Assim, quando você for usar o calçado pra valer, ele já vai estar bem ajustado no pé.

6- Hidratação é a chave

Com certeza essa é a dica mais “saudável” do guia. Se o seu calçado estiver apertando em alguma parte específica ou estiver muito duro, machucando o pé, coloque um pouco de hidratante em um algodão e passe nele todo. Aproveite para hidratar seu pé também.

O hidratante vai ajudar a amolecer o material e ainda cuida da pele, é perfeito para calçados de couro, que não devem ser molhados. Dê preferencia para hidratantes sem cor, assim você não corre nenhum risco de manchar o material.

Essas foram as dicas para não deixar de lado aquele tênis que você tanto ama. Continue acompanhando o blog da Espaço Tênis e fique por dentro de tudo.

Preparamos também 5 dicas que vão te ajudar a secar o tênis mais rápido, dê uma conferida!

Deixe um comentário