Como Secar Tênis Rápido: 5 Dicas Infalíveis!

Lavar roupas, limpar a casa, organizar e tirar o pó dos móveis, além de higienizar os sapatos. Essas são algumas das atividades de quem corre contra o relógio e acaba fazendo tudo no período da noite, mas precisa de tudo sequinho no outro dia! O problema é que, muitas vezes, nossas roupas e sapatos não secam a tempo.

Nesse tipo de situação, muitas pessoas se perguntam “como secar tênis rápido”? Pois é, quem nunca passou por uma situação dessas, não sabe como é acordar e sentir a angústia de ter que procurar outro sapato, pois o favorito não está seco.

Pensando nisso, nós pedimos para que os nossos especialistas em cuidados gerais com sapatos reunissem 5 dicas infalíveis para secar os seus tênis rapidamente e não ter que ficar sem saber o que colocar nos pés quando precisar sair com pressa.

Quer conhecer nossas dicas especiais? Continue rolando a página e acompanhe na sequência tudo o que a Espaço Tênis preparou para você!

5 dicas infalíveis para secar seus tênis rapidamente!

Para quem leva uma vida corrida, tentando conciliar trabalho, estudos, vida social e cuidar dos afazeres domésticos, muitas vezes a rotina inclui fazer toda a limpeza no período noturno, afinal de contas “é o tempo que sobra”, né?

E é nesse período que nós normalmente também lavamos nossos tênis, não é mesmo? O problema é que eles demoram a secar, principalmente se forem feitos de tecido – como é o caso da grande maioria.

Para além do desconforto de ter que calçar um tênis ainda úmido, há também a grande possibilidade – se essa atitude se repetir com frequência – de fungos se proliferarem no ambiente e trazerem o mau cheiro – como é o caso do famoso chulé – ou até mesmo problemas em nossas unhas.

Aliás, aqui no blog nós temos um conteúdo super interessante sobre como acabar com seu problema de chulé nos tênis. Dê uma passadinha por lá depois e confira nossas dicas incríveis!

Porém, existem recursos muito interessantes e disponíveis na nossa própria casa que ajudam a secar nossos tênis de forma mais rápida e eficiente! Entre métodos de secagem alternativos e estratégias para absorção da água, nós trouxemos 5 dicas que vão te socorrer neste momento incômodo. Acompanhe!

1 . Use o jornal para absorver a água

Parece bobeira, mas o jornal ajuda muito a fazer com que nossos tênis sequem mais rápido. Como ele tende a absorver a água rapidamente, aquela quantidade que fica acumulada no tecido – e que nós não conseguimos retirar – é sugada pelo papel, fazendo com que o tempo de secagem seja mais curto.

  • Passo 1: retire as palmilhas dos seus tênis e as pendure para secar – é importante que seja em um lugar que receba corrente de ar, pois isso ajuda a evitar fungos e bactérias. Ah, escolha partes do jornal em que não há muita tinta, para que o tênis não corra o risco de ficar manchado;
  • Passo 2: depois, coloque o jornal no interior do tênis, em formato de bolinhas para caber mais. É interessante ir ajeitando com as mãos, de modo que o papel preencha todo o interior, o que irá facilitar a absorção em lugares de difícil secagem, como frente e calcanhar;
  • Passo 3: enrole a parte externa do tênis com duas ou três folhas de jornal. É importante não deixar o papel muito frouxo, pois assim ele não conseguirá absorver a água. Para ajudar a fixar o jornal, prenda-o com dois ou três elásticos. Você também pode usar tiras de tecido ou linhas;
  • Passo 4: agora é importante fazer a troca do papel a cada 3 ou 4 horas, pois conforme o tempo for passando ele irá ficar encharcado e perderá a capacidade de absorção. Normalmente o sapato tende a secar dentro de poucas horas.

2 – Pendure o tênis no ventilador

Essa já é conhecida de várias pessoas, inclusive muitas usam até mesmo o secador para ajudar a secar os tênis a tempo. O problema é que – no caso do secador – muita gente acaba usando o ar quente, achando que assim irá acelerar o processo. De fato, isso ocorre, porém o calor excessivo pode deteriorar o material do sapato, e não queremos isso, concorda?

  • Passo 1: você irá precisar de duas partes de arame, cada uma com mais ou menos 15 centímetros, pois esse será o tamanho adequado para fixar o sapato nas gradinhas do ventilador;
  • Passo 2: faça com o arames um formato de gancho em “S”. Cuidado ao executar essa parte do processo, pois você pode machucar as mãos. O ideal é usar um alicate, porém se você não tiver um, pode usar um pano para envolver as mãos e evitar machucados;
  • Passo 3: pendure os ganchos que você fez na frente do ventilador. Aqui também é importante tomar cuidado para que a parte de dentro não toque nas hélices. Além disso, faça todo esse passo com o ventilador desligado. Assim, evitará acidentes;
  • Passo 4: tendo verificado que as hélices não irão tocar nos arames, agora você pode pendurar um par de tênis e ligar o ventilador na velocidade mais alta. Deixe dessa forma até que os tênis estejam completamente secos.

3 – Use o secador de cabelos com cuidado

Apesar de ser indicado não fazer a secagem de tênis e sapatos com o secador de cabelos, alguns modelos do aparelho trazem intensidade de calor. Por isso, você pode selecionar uma opção menos quente e usá-lo para fazer a secagem.

  • Passo 1: leia atentamente as instruções – normalmente estão na parte interna da língua do tênis – e verifique se há alguma indicação de que o material não pode receber calor. Alguns materiais, como couro e gel, tendem a estragar quando são postos sob calor excessivo;
  • Passo 2: retire os cadarços e palmilhas. Abra o tênis, deixando a língua para o lado de fora, e comece a fazer a secagem;
  • Passo 3: permaneça secando os seus tênis até que eles estejam quase secos. Não tem problema ficar um pouquinho úmido, pois nós iremos colocar para secar ao ar;
  • Passo 4: pendure seus tênis pela língua em um local que seja arejado, receba ar e – caso esteja de dia – tenha incidência de raios solares. Essa parte é importante para evitar proliferação de fungos e bactérias.

4 – Coloque seu tênis no arroz

Você deve estar se perguntando “quê?”, mas é isso mesmo! O arroz é um cereal que retém bastante água, não é atoa que quando o cozinhamos ele tende a inchar, concorda? Por isso funcionam não somente com os tênis: é possível secar diversos objetivos, inclusive tem pessoas que colocam até celulares que tiveram contato com água para fazer a secagem no arroz.

  • Passo 1: em um recipiente grande – de preferência plástico – coloque 3 quilos de arroz. Despeje-o cru, e pode usar o arroz branco mesmo, que é mais comum nas residências. Escolha um plástico que possua tampa, ok?
  • Passo 2: coloque seus tênis dentro do recipiente. Esse processo pode ser feito com modelos em qualquer material, pois o arroz não interfere na qualidade do material ou estética. Ah, o arroz não precisa cobrir os seus tênis, ele só precisa “forrar” a parte de baixo, pois será suficiente para absorver a água;
  • Passo 3: feche o recipiente com tampa e espere de duas a três horas. Passado esse tempo, verifique se o calçado ainda continua molhado. Se coloque-o por mais uma hora no arroz. Para tênis muito úmidos, é necessário deixá-los a noite toda.

5 – Use a sua máquina de lavar

A grande revolução na lavagem de roupas se chama máquina automática! Elas fazem tudo sozinhas, deixando somente para nós o trabalho de colocar as roupas no interior. O incrível é que, mesmo não sendo próprias para secagem de tênis, elas podem ser usadas – desde que tenham opção centrifugação.

  • Passo 1: assim como no passo a passo para secagem com secador de cabelos, veja as instruções colocadas na língua do seu tênis;
  • Passo 2: feito isso e sabendo que não há problema, pegue os tênis molhados, sem palmilha e cadarço, e enrole-os cada um em uma toalha de rosto seca, pois ela irá ajudar a absorver ainda mais a água, além de proteger o calçado;
  • Passo 3: coloque os tênis cada uma em um canto da máquina. É importante organizá-los, para que não fiquem amontoados e acabem saindo das toalhas enquanto o processo de centrifugação acontece;
  • Passo 4: ligue a máquina, já com os tênis dentro dela, na centrifugação completa e aguarde o processo terminar. Após isso, pendure-os pela língua em um local que seja arejado. Aguarde a secagem completa e já pode usá-los.

Você imaginava que havia tantas maneiras alternativas de fazer com que seus tênis sequem mais rápido? Pois é, o mais legal é que a grande maioria das dicas podem ser feitas com facilidade por nós mesmos!

Agora que você já sabe como acabar com a chata situação de querer calçar um tênis e não poder por ele estar molhado, que tal testar essas dicas nos seus calçados? Aqui no blog da Espaço Tênis nós sempre estamos trazendo soluções como essa, que te ajudam no dia a dia com facilidade!

Continue conosco! Aproveite e venha fazer a leitura do nosso post exclusivo sobre como manter seus tênis brancos sempre impecáveis e branquinhos! Te vejo no próximo post, tudo bem?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.