Como lavar tênis na máquina do jeito certo? Em 7 passos!

Quem nunca viu aqueles vídeos do Tik Tok colocando sapato na lavadora de roupa e ficou morrendo de vontade de aderir a prática, né? Tem hora que ninguém aguenta ficar lavando os sapatos nas mãos e aquela dúvida básica de como lavar tênis na máquina sempre acaba aparecendo.

E, como o blog da Espaço Tênis é focado em te ajudar de verdade – desde ensinar você a como tirar chulé do tênis até as melhores dicas de moda e estilo –, preparamos esse guia completo para que você, meu amigo, nunca mais tenha dúvidas na hora de pôr seu calçado na lavadora para maior praticidade. Estamos juntos nessa? Então segue com a leitura:

Pode colocar o tênis na máquina de lavar?

Antes mesmo de perguntarmos como lavar o sapato na máquina, vem aquela dúvida: mas será que pode? E a resposta é sim! Assim como as roupas, existem aquelas peças que podem e as que não podem ser colocadas na lavadora. Mas, quando resolver colocar isso em prática, é necessário tomar alguns cuidados básicos que vão te impedir de perder um tênis.

Então, preste atenção nas dicas para não cometer nenhuma gafe, hein!?

Como lavar tênis na máquina: confira 7 passos

A gente fez, então, 7 passos de como lavar tênis na máquina da forma certa levando em consideração alguns casos que podem acontecer ou os que precisam ser evitados. Porque alguns materiais simplesmente não podem ir na lavadora de jeito nenhum, enquanto outros são super bem-vindos. Então, antes de qualquer coisa, você precisa:

1. Ver o material do tênis e se pode ir na máquina

Lavar sapatos nesse eletrodoméstico vai facilitar a sua vida, a menos que você coloque ele para lavar e volte estragado. Por isso, confira qual o material do sapato antes de qualquer ação. Os calçados feitos em panos ou fibras têxteis (como as lonas) podem ir na máquina tranquilamente, sem risco de estragar.

Os materiais naturais como o couro, ou aqueles mais sensíveis, como a camurça, não devem jamais ser colocados para lavar. porque absorvem muita água e acabam, beleza? Assim, é sempre bom saber como limpar seu tênis da forma correta e mantê-lo bem apresentável.

2. Tire o cadarço e as palmilhas

Seria muito bom só colocar o sapato, ligar a máquina e pronto, né? Mas, infelizmente, não existe possibilidades de só fazer isso. Você precisa tirar a palmilha, caso contrário ele pode danificar. Já os cadarços não ficam limpos de verdade se ainda estiverem no tênis – sem contar que podem embolar completamente enquanto o eletrodoméstico bate.

Algo que dá para fazer é: tirar o cadarço, colocar em um saco específico para lavar roupa e pôr junto com o sapato. Assim, ele corre menos risco de ficar se embolando com tudo. Inclusive, as táticas para deixar palmilha e cadarço branco são muito parecidas com as de como tirar amarelo do tênis.

3. Tire o excesso de sujeira

Se você só usou em casa, lavar o sapato na máquina é muito tranquilo. Mas, se a sola tá cheia de barro, pedrinha e sujeira sem fim, é necessário tirar o excesso antes de colocar na lavadora. Do contrário, vai ficar uma água com barro batendo a peça e não adianta de nada.

4. Separe o tênis e as roupas pelas cores

Lavar sapato é semelhante a lavar roupa, ou seja, não dá para colocar um calçado vermelho e um branco e esperar que nenhum deles saia rosa. Então lembra de combinar as cores quando for lavar. Tênis branco só com peça branca e sapato colorido só com sapato colorido. O mesmo com os materiais em preto ou cinza. Inclusive você pode lavar peças de roupa junto com o sapato, só tome cuidado pra também colocar apenas as cores que não vão manchar.

5. Use um saco especial de roupas

Inclusive, falando sobre lavar as roupas junto com o calçado, como o solado é um pouco mais duro, seria bacana você pôr o tênis em um saquinho de roupas (aqueles furadinhos, feitos pra colocar na máquina) e também separar as roupas mais delicadas em outro saquinho, porque assim você garante que nada vai estragar durante a lavagem.

Outra coisa, e isso é um pouco mais de precaução, não coloque roupa íntima pra lavar junto com o sapato, tá? Pode até ser que não dê em nada, mas é melhor não correr o risco, né!?

6. Coloque apenas sabão na máquina

Agora que você já sabe o que tem que fazer antes de colocar calçado para lavar na lavadora, vamos para parte da máquina. Coloque o sabão líquido ou em pó, apenas a quantidade necessária e não use amaciante, porque pode acabar estragando o sapato.

7. Deixe secar no ventilador e na sombra

E por fim, depois de lavar o sapato na máquina é só pôr pra secar. Lembre-se de deixá-lo secando na sombra. Você pode, inclusive, colocar ele perto de um ventilador e fazer o tênis secar mais rápido.

E pronto, você conseguiu evitar o sofrimento de ficar esfregando todos os seus calçados! Enfim, esse foi nosso super guia, torcemos para que você tenha entendido a como lavar tênis na máquina e ter uma vida mais prática. Aproveite também para dar uma olhadinha no nosso post de como lavar all star branco e até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.