Dicas de como limpar seu tênis de forma correta!

Se aventurou por aí e agora está com aquela sensação de que seu tênis nunca mais vai voltar à cor original? Deixá-lo limpinho novamente pode não ser uma tarefa muito fácil. Mas vamos te ajudar nessa missão com dicas valiosas de como limpar tênis de forma simples!

Em outro post aqui do blog, já ensinamos formas de limpar seu tênis branco com soluções caseiras e dicas básicas. Dessa vez, vamos abordar o tema de modo diferente, falando sobre cada parte do calçado separadamente.

Veja só nossas recomendações!

Como limpar os cadarços do seu tênis

Os cadarços, normalmente, não são nossa prioridade na hora de lavar o tênis. Justamente por isso, muitas pessoas acabam não dando muita atenção a eles. Você também já os colocou na lavadora de roupas?

Pois bem, além de não limpá-los direito, colocar os cadarços na máquina de lavar ainda pode destruir suas fibras. Eles são delicados e precisam ser lavados à mão.

Se você realmente não tiver tempo ou não conseguir esfregá-los à mão, compre sacos de lavagem específicos e só assim use a lavadora.

Lavar as palmilhas também é essencial!

Se os cadarços não são prioridades, as palmilhas, então, são realmente, esquecidas. Não é mesmo? Geralmente, gastamos tempo limpando o tênis, mas muita gente não chega sequer a tirar as palmilhas na hora da limpeza.

Para higienizá-las do jeito certo, você precisa retirá-las do tênis e deixá-las no sol por um tempo. Depois disso, coloque três colheres de bicarbonato sobre elas e deixe-as de molho por cerca de cinco horas. De preferência em uma caixa fechada.

Não esqueça de limpar a sola do tênis

A cultura asiática carrega a forte tradição de tirar os sapatos ao entrar em casa. Esse é um hábito que faz muito sentido, já que, ao entrar em casa com os mesmos calçados que usamos, trazemos todas as bactérias e microrganismos da rua.

Apesar disso, assim como as palmilhas, as solas também costumam ser ignoradas durante a lavagem. Imagine como essa parte do tênis fica? Por mais que ninguém preste atenção, você precisa mantê-las sempre limpas.

É possível lavar a sola com água e detergente neutro, mas não coloque o tênis em um balde nem embaixo da torneira. O ideal a se fazer é borrifar água com detergente e esfregar com uma escova de dentes inutilizada.

Tênis como all star precisam de atenção especial

Para a limpeza do seu all star, fique atento à parte da borracha do calçado. Sabemos que os tênis all star são lindos e muito fáceis de limpar, porém, se não higienizarmos a borracha corretamente é bem provável que ela fique amarelada.

Para evitar que isso aconteça, você irá precisar apenas de uma borracha escolar. Antes de tudo, lave a borracha e seque-a bem. Depois, passe a borracha escolar por todo o sneaker. Isso irá deixá-lo branquinho.

Vamos ao que importa: como limpar o corpo do tênis?

Para pensar em uma forma prática e eficiente de limpar a parte superior do tênis, devemos considerar o material com o qual ele é feito. Se for um Superga, por exemplo, sabemos que se trata de um calçado sofisticado, que precisa ser lavado com cuidado.

Tênis de plástico devem ser limpos apenas com um pano úmido. Você pode utilizar um pouco de detergente neutro, mas, dependendo do produto, tenha atenção para não criar espuma, já que enxaguar, muitas vezes, acaba estragando o sapato. 

Os tênis de couro ou camurça também têm que ser limpos com delicadeza. Existem opções de esponjas especiais, próprias para a limpeza desses tecidos. Vale a pena investir, pois elas irão garantir que seu calçado se mantenha com cara de novo. (Leia mais: Como limpar tênis de camurça?)

Como tirar lama: pisou em uma poça de lama e agora a cor do tênis está irreconhecível? Nessa situação, não tem jeito, é preciso deixá-lo de molho. Mas nada de mergulhar o sneaker na água.  Passe água e sabão e deixe o produto de um dia para o outro. 

No dia seguinte, caso a lama esteja seca, retire-a com uma escova. Porém, tome cuidado para não usar muita força nesse processo. Não se esqueça que você quer deixar seu tênis limpo, mas não deseja estragá-lo. 

Truque para tirar chiclete do tênis: os chicletes são sempre um pequeno pesadelo na hora da limpeza, não é mesmo? Mas, acredite, retirá-los é muito fácil! Basta passar gelo até que vá se soltando. 

Deixe o tênis secar bem!

Nada de deixar o tênis secar por apenas algumas horas e já usá-los novamente. Eles precisam secar por, no mínimo, 24 horas. Para intensificar o processo de secagem, coloque um papel toalha na parte interna.

Evite a velha tática de secar o calçado com secador ou pendurá-lo atrás da geladeira. Além de não secar de maneira completa, as altas temperaturas podem deformá-lo.

E então, gostou deste post? Para conferir mais dicas práticas e úteis para o dia a dia é só continuar acompanhando os conteúdos da Espaço Tênis!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.