Os tênis e os calçados fechados podem causar um famoso problema, o chulé. Quase todo mundo teve que lidar uma vez na vida com esse cheiro indesejado. Se você passa por essa situação com frequência, esse conteúdo é ideal pra você conseguir encontrar a melhor solução pro chulé.
Confira dicas pra usar na hora de lavar os calçados, truques pra reduzir a umidade e outras formas de eliminar esse odor desagradável. Para isso, continue lendo o nosso post e descubra 6 maneiras de se livrar do chulé!
1. Bicarbonato de sódio na palmilha do tênis
O bicarbonato de sódio é um produto usado na limpeza de roupas, tecidos e calçados. Famoso por ser um ingrediente perfeito pra limpar os tênis brancos, ele também é uma alternativa pra ajudar a tirar aquele odor desagradável do calçado.
Tudo o que você precisa fazer é jogar o produto dentro do seu tênis e cobrir a palmilha com uma camada fina de bicarbonato de sódio. Depois de algumas horas, entre 5 e 7, só lavar o calçado e deixar secar em um local arejado.
2. Borrifadas de água sanitária
Uma maneira de remover agentes causadores do chulé é borrifar uma mistura de água sanitária com água e deixar o calçado secar. No entanto, é preciso tomar muito cuidado, pois a água sanitária costuma manchar tecidos. Por isso, essa alternativa é mais indicada para calçados feitos com outros materiais.
3. Limpeza do calçado com sal fino de cozinha
Com menos riscos e também eficaz, a solução de 5 colheres de sal fino de cozinha com 1 copo de água é uma alternativa segura pra limpar o interior do seu calçado, removendo todo o chulé.
Após ter essa mistura em mãos, limpe o tênis esfregando e deixe-o secar bem. Vale lembrar que secar da maneira correta é fundamental pra reduzir ao máximo as chances de ter chulé. Depois disso, é só aproveitar o calçado higienizado e livre de odores desagradáveis.
4. Mistura de álcool, cravo e canela
Unir três produtos em uma solução caseira pode solucionar o problema do chulé. Você vai precisar de:
- 1 litro de álcool;
- 20 cravos da índia;
- 10 canelas em pau.
Coloque essa mistura em um borrifador e use no seu tênis durante uma semana. Essa solução potente consegue eliminar os odores no calçado, porém precisa ser usada com cautela já que pode manchar itens de cores claras. Então, o mais recomendado é que evite usar essa mistura em calçados brancos, amarelos, cremes e beges.
5. Use talco ou desodorantes para pé
É muito comum encontrar em farmácias talcos para passar na região, considerados desodorantes para os pés. Esses produtos são feitos com ação antifúngica pra evitar a proliferação dos agentes causadores desses odores. No caso de talcos comuns, ele permite que os seus pés fiquem secos por um maior período e evitam os cheiros que surgem conforme a umidade aumenta.
6. Considere o spray antisséptico
O spray antisséptico é uma solução super rápida e prática que é possível adquirir pra eliminar o seu chulé. Com leves borrifadas em seu tênis, você reduz os agentes que causam esse mau cheio. Ah, vale lembrar que é preciso deixar que o produto seque bem pra depois colocar os pés no calçado.
Essa prática deve ser feita com uma boa constância pra que você consiga reduzir ao máximo o nível de bactérias do calçado.
Por que o tênis fica com chulé?
O chulé surge por conta da proliferação de bactérias e de fungos naturais. Com o acúmulo de suor, a renovação da pele dos pés e uma temperatura morna, esses agentes se alimentam e soltam gases (os odores desagradáveis).
Assim, calçados com pouca transpiração, secos de maneira incorreta ou úmidos acabam desenvolvendo um ambiente propício pra esses agentes que causam o chulé.
Para solucionar esse problema, você pode manter sempre que possível os calçados arejados e com talco, lavar na máquina de lavar ou não o tênis e evitar que ele fique molhado ou seque em lugares errados.
Como evitar chulé no tênis?
Depois de tantas dicas importantes, vale reforçar maneiras de como prevenir o mau odor do tênis. Com bons hábitos, é possível reduzir as chances do surgimento desse problema, evitando ter que utilizar soluções ou produtos especiais.
- Use os calçados com os pés higienizados;
- Troque de meias diariamente;
- Sempre que possível, deixe os seus pés respirarem;
- Seque o tênis de forma correta, ou seja, em um lugar arejado.
Agora que você já sabe mais sobre como surge e a maneira de eliminar o chulé, você pode adquirir o calçado que for e saberá lidar com as suas características.
Gostou do nosso conteúdo? Aqui na Espaço Tênis, você encontra textos completos sobre o universo de calçados e tênis. Continue por aqui e fique antenado em tendências da moda, como streetwear e Y2K, tênis em alta e como cuidar desses itens. Confira!