Streetwear: Conheça a Tendência e Saiba Combinar!

O estilo streetwear vem crescendo cada vez mais e está se destacando principalmente entre as tribos urbanas, que estão ganhando força e personalidade com esse estilo que se adapta facilmente à cultura local.

Se você não sabe o que é uma tribo urbana ou não tem ideia de como isso tem haver com o estilo streetwear, pode ficar tranquilo. A Espaço Tênis preparou um guia completo sobre o assunto, continue a leitura e entenda como aderir ao estilo que é a sensação do momento!

Como o streetwear surgiu?

Essa não é uma pergunta simples de responder, mas vale muito a pena, já que a história do streetwear agrega ainda mais valor ao estilo e faz dele uma ótima opção para quem quer usar muito mais do que uma simples combinação de roupas. Confira tudo sobre o surgimento desse estilo na sequência.

Um inicio impactante

Ainda existe muita dúvida quanta a data e o local exato em que esse estilo começou a florescer, já que as tribos sociais estão presentes em diversos países ao redor do mundo. Skatistas, gamers e surfistas são alguns exemplos.

Esse último grupo é o mais referenciado quando o assunto é o início do streetwear, os amantes de ondas radicais começaram a usar looks com roupas mais folgadas e que facilitassem a prática de skateboarding, esporte praticado quando as ondas não estavam lá muito altas.

O estilo ganhou cada vez mais força na Califórnia, lugar onde o surf e o skate eram muito presentes. Mas foi com o Hip Hop, em Nova York, que o estilo alçou voo e ganhou ainda mais personalidade.

Dificuldades enfrentadas pelo streetwear

A tradução do termo pode ser literalmente “traje de rua” e, quando surgiu, não era símbolo de grife e estilo como na moda atual, muito pelo contrário. O estilo streetwear sofreu muito preconceito, inclusive por parte das lojas.

Os grupos sociais que aderiam ao estilo precisaram então dar seu próprio jeito para criar um visual característico e distribuir as primeiras marcas de streetwear pelo mundo, isso fez com que essa moda ganhasse novas características de diversas tribos urbanas.

Afinal, o que é uma tribo urbana?

O conceito de tribo urbana é usado na sociologia para descrever microgrupos com objetivos e visões de mundo em comum. De forma ainda mais simplificada, são pequenos grupos de pessoas com coisas em comum, como skatistas e surfistas por exemplo.

Quando o estilo streetwear se tornou famoso, ele alcançou esses grupos e interiorizou suas características. Por isso o streetwear pode ser tão diferente ao redor do globo. A ideia inicial continua firme: criar looks cheios de personalidade e bem confortáveis.

Moda streetwear: Principais marcas

Shawn Stussy é o homem por trás de uma das marcas mais famosas que segue o estilo streetwear. Shawn era modelador de pranchas de surf na Costa Oeste e, em meados dos anos 80, decidiu começar a estampar camisas com uma assinatura do tio.

O que Shawn não sabia é que seu sobrenome viria a ser tornar uma das maiores marcas do estilo streetwear, que também crescia na região. Em seguida, diversas outras marcas como Supreme, Neighborhood e Wu-Wear começaram a surgir e “tomaram conta da cena”.

A Adidas também é muito presente na moda de rua e possui uma história cheia de altos e baixos, que é tão interessante quanto a do estilo streetwear. Acesse nosso post sobre o assunto e entenda porque ela deve estar presente no seu look streetwear!

A Nike é outra marca que se destaca na moda streetwear, com diversos modelos de tênis, roupas e acessórios para homens e mulheres, ela proporciona conforto e estilo para o visual. Confira uma lista rápida com outras marcas interessantes para você montar seu look streetwear:

  • MCD;
  • Other Culture:
  • New Era;
  • Bape;
  • Oakley;
  • Starter;
  • Vans.

Principais peças do estilo streetwear

Na hora de compor um visual com o estilo streetwear é preciso saber quais peças são ideais para montar o look. Afinal, depois de todos esses anos de história e superação, o estilo de rua ganhou uma identidade própria com peças e acessórios que já são referencia para os novos adeptos. Continue a leitura e confira!

Calças Jogger

As calças jogger são peças essenciais na moda streetwear, as medidas largas e o elástico na barra garantem o conforto e a praticidade no dia a dia, duas características que precisam estar presente na moda de rua. Se você está pensando em aderir ao estilo, tenha uma jogger disponível no seu guarda-roupa.

Peças em moletom

As peças em tecido moletom também são marca registrada do streetwear, principalmente nos períodos de frio com casacos, capuzes e suéteres. O moletom é extremamente confortável e fácil de combinar, por isso tem seu lugar reservando no estilo de rua.

Blusas e camisas estampadas

Quem gosta de transmitir seus ideais e estilo de vida através das roupas com certeza tem a disposição peças estampadas, na moda streetwear não é diferente. Com a estampa certa você consegue criar um visual cheio de personalidade e sem deixar o conforto de lado.

As estampas ainda podem vir com o símbolo de uma marca específica. Você já ouviu falar na tendência Logomania? Basicamente é a utilização de marcas famosas no visual, o que é interessante para agregar ainda mais valor ao look, já que essas marcas possuem grande influência na moda.

Tênis de basquete

O tênis de basquete não poderia faltar nessa lista, o esporte praticamente cresceu nas ruas norte-americanas e também foi incrementado no estilo streetwear. São diversos modelos de tênis com opções para homens e mulheres, confira o post da Espaço Tênis e escolha aquele que mais combina com você!

Acessórios

Para completar o visual é possível incrementar alguns acessórios que, além de estilosos, são muito práticos e contribuem nas atividades do dia a dia, a pochete é um ótimo exemplo. Mas aqui não é tão fácil definir apenas alguns modelos de acessórios streetwear.

Como esse estilo não possui parâmetros específicos e recebeu muita influências durante sua criação, os acessórios presentes dependem muito do local e podem ir desde uma pulseira de praia até uma corrente bem estilosa. Confira mais algumas opções para testar no seu visual:

  • Gorros;
  • Bonés;
  • Óculos de sol;
  • shoulder bags;
  • Pulseiras e colares.

Essa característica do estilo Streetwear não faz dele uma opção menos interessante, muito pelo contrário. Sua capacidade de adaptação é um diferencial e poder ser explorada por todos aqueles que buscam um visual personalizado e confortável para qualquer ocasião.

Aproveite que está aqui no site e confira nosso post sobre looks vans femininos no melhor estilo streewaer. Lá você encontra dicas de como fazer combinações fashions com uma das marcas mais queridinhas no estilo das ruas! Te vejo por lá!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.