Streetwear: Saiba mais sobre essa tendência e seus impactos!

O estilo de roupas casual com um toque urbano ganhou espaço e um nome nos anos 80!

Essa tendência foi chamada de streetwear e conquistou fama mundial, marcando presença na cena desde eventos formais com tapetes vermelhos e premiações internacionais até os centros urbanos e rolês alternativos!

Com camisetas oversized, jeans rasgados e mais peças referentes a tribos urbanas como skatistas, surfistas, os punks e mais!

Esse estilo surgiu incrementando novos acessórios e roupas pra esse público. Mas, os looks streetwear se tornaram populares, resistiram ao tempo e se reinventaram.

Comunicando um jeito de viver mesmo, essa vibe tem conquistado cada vez mais pessoas. Continue lendo aqui na Espaço Tênis e fique por dentro de tudo sobre o Streetwear!

Origem do Streetwear

O streetwear teve sua origem em vários lugares diferentes e com relação de muitos grupos. Com isso, um destaque foi o estado da Califórnia (EUA) que foi fundamental no surgimento desse estilo.

Essa região tem destaque com esportes como skate e surfe, atraindo diversos praticantes dessas atividades. Dessa maneira, esses esportistas iniciaram um visual próprio com roupas largas e despojadas.

O hip-hop foi outro movimento que trouxe peças oversized pros centros urbanos e a adição de muitos acessórios. Além dele, as cidades ganharam mais um influenciador do streetwear, a comunidade punk, que adiciona ainda mais nuances nos looks!

Todo esse movimento deu início em 1970 até os 1990, nesse período as características das roupas foram usadas fazendo referências com movimentos de rebeldia, liberdade e sempre buscando um visual confortável e com aesthetic urban.

Os impactos do streetwear na moda, cultura e mídia

Alcançando o mainstream, as peças estilosas do streetwear também tiveram interferência nos meios de comunicação, indústria de confecção de roupas e no mundo pop.

estilo streetwear

Influenciando um grande público, esse visual foi entrando em todos os ramos da moda, da alta costura ao popular.

Assim, a adaptação de marcas como Vans, Adidas, Louis Vuitton, Baw e outras deram espaço pra visibilidade desse estilo, atingindo em diferentes cenas e mídias com impactos principalmente pelo apoio da galera no uso de roupas confortáveis, largas e mais casuais.

Dessa maneira, as roupas consideradas informais ficaram presentes em todos os ambientes, um destaque é nos looks no estilo streetwear feminino e masculino sempre presentes em premiações do mundo pop!

Algumas das principais peças do Streetwear

A cena do Streetwear tinha peças queridinhas que não podiam faltar no guarda-roupa de quem queria ter esse visual urban. Assim, as principais peças de roupas desse movimento era:

Camisetas/T-shirt Oversized

As camisetas largas são fundamentais aqui! Ela dá ao visual um ar despojado sem perder o conforto e movimento. Muito versátil, podendo ser usada com outras peças com facilidade.

Assim, é uma peça simples de combinar, mostrando uma naturalidade nos conjuntinhos. A T-shirt oversized tem liberdade de ser ou não ser estampada, sem muitas regras.

Jaquetas e Casacos

Com jaquetas e casacos robustos e em tecidos como jeans e couro. Essa peça é unissex e pode compor muitos looks! Ricas em detalhes, é uma peça essencial pra mostrar o estilo streetwear nos dias mais frios.

Calça Jogger

As joggers são peças de roupas-chave pra criar uma aesthetic urban. Essa calça é mais larga em sua cintura, porém no tornozelo tem um elástico. Assim, a calça jogger combina com tênis da tendência, então ter uma opção de calçado streetwear é uma forma dar um up no visual!

Peças Jeans

Calças, acessórios, jaquetas, croppeds e tudo que pode se fazer com o tecido jeans pode compor essa tendência.

Assim, era comum ver peças jeans constantemente nos looks das tribos urbanas e em desfiles de moda que enaltecem essa vibe urbana.

Blusa de moletom

As blusas de moletom ficaram famosinhas pelo seu conforto e eficiência em aquecer nos dias frios.

Elas adentraram inicialmente nos looks, porém com o tempo as calças, jaquetas e outras peças começaram a ser confeccionadas em tecido moletom, participando também do streetwear.

O estilo streetwear nos dias atuais

A aesthetic urban continua sendo uma expressão de sentimentos e personalidade da galera, ou seja, as tribos que criaram essa tendência ainda utilizam as roupas desse movimento.

Mas, nos dias de hoje tem uma volta dos looks dos anos 90, estilo Y2K e streetwear que voltaram a subir nas trends das redes sociais.

Dessa forma, esses três estilos se misturam e estão sendo muito usados como referência nas novas combinações.

Assim, acessórios futuristas e cheio de referências, jaquetas, peças oversized, uso de tecidos como jeans e moletom voltaram com tudo!

Além disso, a tendência tem como foco as roupas confortável e pra todos os corpos, isso estimula e fortalece o streetwear, com isso ele se aproxima ainda mais aos dias atuais!

Como ter um estilo Streetwear?

Buscar referências em redes sociais pode ajudar muito! Mas, ter um visual urban é possível usando jaquetas jeans pra sobrepor as camisetas, blusas de moletom, peças com bolsos assimétricos, uso de calça jogger e sempre buscando tamanhos confortáveis. Além disso, use acessórios como:

  • Gorros;
  • Bonés;
  • Óculos de sol;
  • shoulder bags;
  • Pulseiras e colares.

Com isso, o streetwear é uma tendência que é super adaptável aos novos estilos e looks! Assim, você consegue usar referências em todos os roles, dos formais aos informais.

Gostou do conteúdo? Então, continue com a gente e continue descobrindo como montar novos looks com estilo urbano.

Além disso, confira também o nosso conteúdo de tudo sobre o cropped, peça com aesthetic street que está em alta nas trends redes sociais.

Até a próxima!

Avalie este post

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.