Como tirar chulé do tênis: 5 dicas para eliminar o odor!

Para quem tem como estilo de vida o conforto e a praticidade de um bom tênis sabe bem como eles são necessários. Porém, quando usados durantes longas horas e sem limpeza frequente, podem apresentar odores desconfortáveis, ou seja, o famosinho e temido chulé!

Por isso, se você tiver ou conhecer alguém que tem, sabe quanto o mal cheiro pode ser constrangedor, desconfortável e realmente fedorento. Por isso, muitas pessoas se questionam: como tirar chulé do tênis?

Calma que esse problema tem solução! Por isso, continue conosco e acompanhe na sequência 5 dicas infalíveis para eliminar de uma vez por todas esse odor indesejado mais conhecido como chulé! Vem com a Espaço Tênis!

O que é bom para eliminar o chulé? 5 dicas da Espaço Tênis!

Antes de pensar em dar fim ao chulé dos seus tênis, é preciso pensar em como fazer com que ele não volte mais. Por isso, algumas práticas – além de uma higiene pessoal assídua – são muito importantes para que você não volte a produzir o odor.

A primeira coisa é lavar os pés sempre antes de colocar o tênis, isso em qualquer momento do dia, tudo bem? Não esqueça de secá-los bem, pois a água em união com a transpiração e calor torna seus tênis um local promissor para a proliferação de bactérias que produzem o mal cheiro.

Tenha uma rotina de cuidados com seus pezinhos! Hidrate-os bem e prefira cremes com adição de ureia, pois ela ajuda a reduzir a possibilidade de rachaduras, além de fazer com que eles permaneçam sempre fofinhos e macios.

Outro ponto importante é fazer uso de meias limpas sempre que for calçar o tênis. Os modelos em algodão são melhores, pois permitem que o nosso pé respire e não produza suor.

Seu tênis também merece cuidados preventivos especiais! Por isso, sempre lave-os após o uso! Para uma limpeza mais eficiente você pode usar uma mistura de vinagre com água comum e aplicá-la com a ajuda de uma esponja ou algodão.

Tenha sempre em mãos um pó ou spray antisséptico! Ele ajuda a evitar que o pé transpire demais, além de vir em aromas agradáveis. Caso você não tenha o produto em casa e precise se adaptar, o bicarbonato de sódio pode ser uma opção!

Ah, e evite usar o mesmo sapato por mais de 24 horas, para que ele possa ter tempo de “respirar” e evitar bactérias. Mas vamos ao que interessa, não é mesmo? Acompanhe abaixo as dicas que a Espaço Tênis preparou para que seus tênis nunca mais cheirem mal!

1 – Bicarbonato de sódio

Jogue bicarbonato de sódio dentro do seu tênis formando uma camada fina de produto e coloque-o para ficar arejando durante 6 horas, na sombra. Feito isso, espere até 24 horas para usá-lo novamente. Você pode substituir o bicarbonato por sal, caso não o tenha disponível em casa.

2 – Água sanitária

Outra ótima alternativa é borrifar água sanitária no interior dos seus tênis e deixar secar naturalmente à sombra durante dois dias. Esse método pode ser usado com modelos de diversos materiais – com exclusão dos em tecido – seja couro, lona, borracha, entre outros.

3 – Sal fino de cozinha

Mais uma opção para eliminar o chulé dos seus tênis é lavá-los com sal fino de cozinha! Isso mesmo, o sal que você tem aí na sua casa e usa para preparo de alimentos. Você deve fazer a mistura do produto – mais ou menos 5 colheres de sopa são suficientes – em um litro e meio de água filtrada ou fervida, e lavar seus tênis como é comum.

Evite usar sabão em pó ou detergente, pois eles aumentam a possibilidade do seu chulé voltar. Para retirar manchas e sujeiras prefira sabão de coco ou produtos para roupas mais delicadas.

4 – Álcool, cravo e canela

Tem uma mistura potente contra o chulé que envolve usar um litro de álcool comum, acrescentar vinte cravos da índia e dez canelas em pau. Misture tudo muito bem e borrife durante uma semana nos seus tênis e pés antes de usar o calçado. Contudo, não use em modelos claros, pois a solução pode amarelar seu tênis.

5 – Pasta d’água mentolada

Facilmente encontrada em qualquer farmácia, a pasta d’água mentolada, além de ter um cheirinho bastante agradável, também ajuda a eliminar as bactérias que produzem o chulé. A dica é fazer o processo de lavagem com sal fino de cozinha e, após seco, aplicar o produto nos pés com meia e tênis limpos.

Bônus: dica de ouro!

Pense comigo: adianta fazer todos esses procedimentos nos seus tênis e não eliminar o chulé dos pés? Claro que não, certo? Por isso, antes de dormir, ferva quatro litros de água, coloque em um recipiente grande – como uma bacia – coloque meia xícara de água sanitária e permaneça com os pés por vinte minutos. Após, enxugue e evite usar calçados fechados.

Agora é testar, não é mesmo? Quem adora sair por aí calçando um tênis estiloso e cheio de presença sabe como é desconfortável ter que lidar com o chulé, afinal de contas é impossível abrir mão do calçado! A única alternativa é buscar soluções para que seja possível usá-los sem medo de passar vergonha ao tirá-los e o odor ser evidente!

Gostando do nosso conteúdo? Por aqui nós sempre trazemos textos incríveis sobre o universo sneaker! Continue conosco! Aproveite e confira como limpar tênis brancos para que eles não acabem ficando encardidos com o passar do tempo!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.