Como saber se o tênis Nike é original? 12 formas!

Os produtos da Nike são um sucesso, e virou uma busca geral entre as pessoas. Com essa fama toda, vem também os esquemas e as pessoas que querem se aproveitar da situação para lucrar.

Então vem a dúvida que muitas pessoas têm, tanto na hora de comprar presencialmente quanto online, que é como saber se o tênis da Nike é original. E pra falar a verdade, com o avanço da tecnologia, tá cada vez mais complicado perceber a diferença a olho nu.

Mas aqui trouxemos 12 dicas que vão te ajudar a desvendar esse mistério e dar um jeito de garantir apenas artigos originais com a qualidade garantida pela marca, evitando muito estresse e, é claro, o desperdício de grana. Bora começar?

1. Confira o número SKU da caixa e do tênis

O primeiro jeito que vai te ajudar em como saber se o tênis da Nike é original ou não é conferindo o SKU do produto. O SKU é um número dado para a unidade e por isso vem presente na caixa e no sapato.

Muitos produtos falsificados possuem um SKU diferente do que foi apresentado antes e, ainda mais, nem tem o mesmo número entre caixa e produto. Por isso, sempre fique de olho neste código.

2. Veja se a etiqueta está bem colada

Outro cuidado que vai ajudar muito é conferir a qualidade da peça. Por exemplo, uma coisa muito forte da marca é o cuidado em deixar tudo perfeitinho no produto e, por isso, a etiqueta é sempre muito bem colada e com boa aparência.

Se você pegar um item e perceber que ela tá descolando ou não tá em boa qualidade, desconfie.

3. Fique de olho se a caixa é bem feita

Como mencionamos agora pouco, a Nike tem outro nível de cuidado com a qualidade. Não é qualquer marca que se torna tão conhecida por tudo muito bem feito e isso os caras aplicaram até na caixa.

Se você recebeu uma caixa muito mal feita e claramente de qualidade baixa, desconfie — e se recebeu fora dela então, ainda pior, até porque nenhum tipo de Air Max da Nike seria entregue em uma sacola ou algo assim.

4. Confira se a borracha do solado não parece plástico

O maior problema desses golpes e enganações não é só porque não vem da marca, mas sim pelo material. Os tênis originais são de outro nível até mesmo quando comparamos com outras marcas.

homem sentado em um sofá com uma caixa no colo e um tênis na mão

Então o solado de borracha de qualidade altíssima, na falsificação, é feito com plástico. Não pense duas vezes na hora de pegar o tênis na mão e apertar, tocar, torcer, etc. Confira se o material não parece nada com plástico.

Se tiver muito escorregadio e ruim de passar a mão, é bom começar a desconfiar.

5. Faça uma comparação com lojas oficiais

Essa é uma dica pra quem já tem o produto ou pra quem tá procurando pela cidade. Depois de encontrar os tênis “duvidosos”, é interessante procurar uma loja oficial ou credenciada com a marca e olhar o mesmo modelo.

Pelo toque, costura, qualidade e até pelo tamanho do tênis, você vai saber se o anterior era falso, sem dúvida.

6. Marca e logotipo na língua do calçado

Você não sabia? Agora tá sabendo: a língua do tênis da Nike pode te ajudar a saber se o tênis da Nike é original, porque ela sempre vem com a marca e o logotipo na parte de cima, enquanto dentro vem o nome do modelo e o estilo. O que é bem legal pra galera que gosta de logomania na moda.

Se o sapato está sem um dos dois, desconfie. Claro que agora os falsificadores estão bem mais atentos e podem copiar isso também, mas vale ficar de olho.

7. Compre em lojas de confiança

Quando for comprar, procure lojas que passam confiança, seja por meio de selos, parcerias ou qualquer outro jeitinho que eles possam ter de te provar.

homem feliz com sacola na mão em um fundo fosco

Por exemplo, no nosso site nós vendemos calçados originais e entregamos junto a nota fiscal, que pode ajudar a provar a originalidade. Claro, agora o pessoal pode até falsificar uma, mas pelo Portal da NF-e você consegue ver se é uma nota verdadeira.

8. Veja as avaliações antes de comprar

Querendo ou não, dá pra aprender muito com o erro dos outros e, ainda mais, dá pra evitar fazer o mesmo. Por isso, dar aquela espiadinha nas avaliações é sempre importante, pra saber como foi a experiência de outras pessoas.

Mas ei, toma cuidado hein, se você perceber que o site é daqueles que não mostra as avaliações negativas, toma cuidado e joga o nome do vendedor no Google, pra pesquisar um pouco mais sobre a experiência dos outros.

E se várias pessoas reclamaram da qualidade ou da procedência desses tênis e não foram respondidos, é melhor evitar ser o próximo…

Confira também: Looks masculinos com Nike para você apostar!

9. Examine a condição dos calçados

Já mencionamos a qualidade da Nike mais pra cima e, querendo ou não, isso ajuda muito. Pois é, pega o tênis na mão e começa a olhar bem as costuras e toda a condição geral do sapato. Se ele for original, provavelmente vai estar prefeitinho — ou, pelo menos, o mais perfeito possível. Se não for o caso, vale a pena ponderar e tomar cuidado.

homem em uma loja escolhendo tênis

10. Evite os chamados ‘alternativos’, ‘amostras’ ou ‘semelhantes’

Tem como saber se o tênis da Nike é original só pelo nome? Depende, se tiver algo como “alternativo”, “semelhante” ou coisas do tipo, tem sim. Com isso no nome, é falso.

A Nike não faz esse tipo de produto e provavelmente o público desses sapatos são as pessoas que já tem a intenção de comprar o falsificado.

E mais uma coisa, mesmo que a Nike venda amostras, às vezes, essas peças são apenas nos tamanhos 41, 42 e 43 para homens, 35 para mulheres e 33 para crianças. Mesmo assim, não é interessante arriscar, a menos que seja no site oficial da marca.

11. Evite comprar calçados com preços muito baixos

Promoções existem e são muito boas, mas o barato pode sair caro. Tente sempre aproveitar ofertas que mostrem o preço original, para você conferir se o tênis era realmente naquela faixa, e também para você saber se não ficou barato demais “do nada”.

Por exemplo, se um tênis era 800 reais e estão vendendo por 200… Fica um pouco mais suspeito, duvide sempre!

12. Não compre calçados ainda não oficialmente lançados

Por fim, mas não menos importante, tem como saber se o tênis da Nike não é original só pela data em que ele está sendo vendido. Muitos falsificantes cometem a gafe de botar o tênis pra rodar antes mesmo do lançamento oficial daquele modelo. Então se for comprar um modelito novinho, confere se já foi lançado mesmo, porque pode ser golpe.

É isso, deu pra te ajudar a ter uma luz na hora de se prevenir contra golpes? Esperamos que sim, aproveite também e vem dar uma olhadinha no nosso conteúdo sobre os tênis da Nike da seleção brasileira e se eles valem a pena!

Até a próxima!

Aprendeu sobre Nike? Conheça os modelos imperdíveis:

4/5 - (Total de avaliações: 3)
Isabela Hummig

Isabela Hummig

Olá, galera! Prazer, eu sou a Isabela, autora dos conteúdos aqui no blog da Espaço Tênis. Sou sócio-proprietária da loja e estou envolvida em cada detalhe desde o surgimento da ideia até hoje. Desde 2016, nosso objetivo é oferecer os tênis mais estilosos e confortáveis de forma rápida e descomplicada para vocês, nossos queridos clientes.

Ler Mais

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.