Como limpar tênis de camurça? Aprenda aqui!

Se você adora tênis de camurça, assim como nós, já deve ter passado pelo momento crucial de precisar limpar essa peça sofisticada. A dúvida mais comum nessas situações é sempre “como limpar tênis de camurça?” e principalmente, sem estragá-lo.

A camurça é um tipo de couro tratado que deixa qualquer visual mais moderno. No entanto, limpar esse estilo de material é sempre um desafio. Mesmo que seja em móveis, acessórios ou em calçados, o estilo desse material é resistente, porém, exige cuidados especiais.

Por serem tão confortáveis e combinarem com praticamente qualquer visual, os tênis de camurça são sapatos coringa. Tê-los no armário é mesmo uma boa opção! O aspecto macio e aveludado é o diferencial deste estilo.

Se você tem um tênis de camurça ou se está pensando em comprar o seu, não precisa se preocupar com a limpeza. O processo pode ser mais simples do que você imagina. Então, vale a pena continuar a leitura deste post e conferir nossas dicas de como limpar um tênis de camurça.

Como limpar tênis de camurça? As 5 melhores dicas!

Um dos maiores problemas da camurça está no fato de que esse tecido mancha com grande facilidade. Além disso, eventualmente ele tende a perder a qualidade quando limpado com água.

Leia mais: Como limpar tênis branco?

Mas, se não é possível realizar a limpeza com água, quais são as melhores opções? Bom, existem alguns métodos muito eficientes e, em alguns casos, bastante incomuns. Olha só:

1. Limpe seus tênis de camurça com esponja de aço

Já que não podemos limpar um tênis de camurça com água, as opções podem ser um tanto diferentes. Mas, quem diria que uma esponja de aço pode mesmo ter mil e uma utilidades, não é mesmo?

Para usar a esponja, basta esfregá-la de forma suave sobre o tênis. Lembre-se do quanto esse material é singelo, portanto, o processo deve ser feito de forma cuidadosa. Passe a esponja de aço fina, sempre no mesmo sentido, até que toda a sujeira saia.

2. Mancha de gordura em camurça: como tirar com amido de milho

Assim como é muito fácil encontrar uma esponja de aço na área de limpeza, o amido de milho também é algo que todo mundo tem em casa. Mas, poucas pessoas sabem o quanto esse alimento pode ser útil para limpar um tênis de camurça.

Em casos de mancha de gordura, o amido de milho é uma ótima alternativa! Para limpar seu tênis espalhe o amido de milho pela região manchada com movimentos circulares.

Deixe o produto ali por, pelo menos, 12 horas. Feito isso, remova-o com cuidado usando uma escova de limpeza.

3. Tênis de camurça com lama: como limpar?

Normalmente, quando sujamos um tênis de camurça a preocupação é instantânea. Isso é natural, afinal, o mais indicado é que o tênis seja higienizado assim que o problema aconteceu, antes da camurça manchar.

Porém, com a lama o processo deve ser um tanto diferente. O ideal é retirar apenas o excesso enquanto o tênis ainda estiver úmido. Depois, é preciso esperar o material secar totalmente e com uma esponja resistente, retirar toda a sujeita aos poucos.

4. Como limpar tênis de camurça com água? É possível?

Sim! É possível! Porém, a camurça não tem uma relação amigável com a água. Sendo assim, é preciso utilizar pouquíssima água em muito condicionador de cabelo. Isso mesmo, na verdade, a água é utilizada apenas para tornar o condicionador mais líquido.

A receita será a seguinte: duas colheres de água, para duas colheres de condicionador de cabelos na cor branca. Para limpar seu tênis com essa solução, misture-a bastante e aplica o resultado em pano.

Com esse pano, faça movimentos circulares sobre o tênis, sempre no mesmo sentido. Após aplicar em todo o calçado, espere agir por cerca de dez minutos. Em seguida, passe um pano seco para retirar a solução. Não enxágue, deixe secar naturalmente.

5. Borracha escolar: apagando as sujeiras do seu tênis de camurça!

Essa é uma alternativa simples e eficiente. Sabe sua borracha de escola? Pois bem, em casos de sujeira leve, elas são tudo o que você precisa para limpar seu nis de camurça. O melhor é que, como você sabe, utilizá-la não tem nenhum segredo.

Basta passar a borracha pelo espaço que você deseja limpar. Sempre de forma suave, sem forçar o material. Caso a sujeira não saia, não esfregue repetidamente. Talvez se trate de uma sujeira mais pesada, que pode exigir uma esponja de aço, por exemplo.

Viu como é simples limpar tênis de camurça?

Na Espaço Tênis você encontra modelos de tênis de camurça de diversas marcas, sempre com preços imbatíveis! Agora que você já sabe que conservá-los é mais simples do que parece, que tal conhecer nossa loja?

Acompanhe nosso blog e confira mais dicas de sapato como esse! Por aqui, estamos sendo trazendo dicas relacionadas à moda, novidades e cuidados com seus tênis preferidos. Nos vemos no próximo post!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.