História da Adidas: Conheça os Caminhos dessa Queridinha!

A história da adidas daria um ótimo roteiro de filme. Tem superação, intrigas de família, fatos que marcaram a história mundial e muito mais! Os modelos queridinhos de tênis, roupas e acessórios da marca adidas são verdadeiros exemplos da busca por inovação, resultados incríveis e muito conforto para públicos diversos, independente do gênero ou da idade do seu consumidor.

Considerada uma das maiores empresas no setor de artigos desportivos, com faturamentos que chegam à casa dos 20 bilhões de euros ao ano, a adidas merece a nossa atenção para entender como a marca alemã das 3 faixas se tornou uma gigante no mundo dos esportes, da moda e da cultura global!

Vem com a gente para descobrir os fatos curiosos que giram em torno da história da adidas! Ao final da leitura, você verá como a empresa permaneceu sólida no mercado, ditando tendências a cada nova geração. Vamos lá?

Qual é a origem da marca adidas?

Este é o momento perfeito para entrarmos no túnel do tempo e voltarmos mais de 90 anos atrás a fim de entender qual era o contexto do surgimento da adidas! Mais precisamente no ano de 1927, quando Adolf Dassler retornou da Primeira Guerra Mundial e começou a focar no trabalho que mais amava: criar sapatos para atletas.

Junto com seu irmão, Rudolf, ele fundou a empresa usando um nome nada fácil de pronunciar e pouco original. O negócio chamado Gebrüder Dassler Schuhfabrik pode ser traduzido para o português como Fábrica de Sapatos dos Irmãos Dassler. Contando com um quadro de 100 funcionários para produzir 30 modelos de sapatos próprios para a prática de 11 esportes diferentes, os irmãos tinham ambições maiores!

Ao convencerem o atleta norte-americano Jesse Owens a usar um dos seus sapatos durante a marcante Olimpíada de Berlim em 1936, os irmãos ganharam reconhecimento mundial! Eles calçaram o competidor negro que venceu 4 medalhas na competição e desafiou o discurso nazista e racista de Hitler no país do ditador. Um feito histórico da atleta que resultou em mais visibilidade para os irmãos Dassler!

O sucesso nos negócios acabou gerando vários conflitos entre os irmãos, impactando diretamente nos rumos que a empresa deveria tomar. Por isso, em 18 de agosto de 1949, Adolf Dassler criou o nome adidas a partir da junção do seu apelido, Adi, com as 3 primeiras letras do seu sobrenome, das.

Para não ficar para trás, o irmão mais velho também decidiu abrir a própria empresa, chamando-a de Ruda. Décadas depois, ela se tornou a famosa marca Puma. Ou seja, a rivalidade entre os irmãos Dassler durou até o final de suas vidas! Sentiu a tensão, né?

Uma vez que a tática de marketing funcionou com Owens, a adidas continuou a patrocinar diversos atletas pelo mundo em diferentes estilos de esporte! Além disso, o mundo dos sapatos, tênis e chinelos ficou pequeno para a criatividade e o uso de tecnologias avançadas da marca.

É praticamente impossível contar a história da adidas sem mencionar os estilosos vestuários da empresa que veste celebridades, os times dos maiores clubes de futebol do mundo, como Real Madrid, e os melhores tênis de basquete usados por atletas da NBA! Listamos as melhores invenções da adidas que marcaram as décadas da história mundial do esporte e influenciaram gerações inteiras no modo de se vestir e expressar o estilo próprio! Confira:

Anos 50: adidas inova em tecnologias de ajuste e conforto

A chuteira Samba despontou na década de 1950 como uma das favoritas pelos jogadores de futsal e futebol em diversos lugares do mundo – e permanece com esse status até hoje!

Outras inovações que são dignas de destaque na história da adidas é o primeiro modelo de chuteira feita em nylon, ideal para melhorar a sensação de conforto durante o uso, e o tênis de corrida que auxiliou na quebra de recordes mundiais no atletismo.

Anos 60: início do império da adidas na moda streetwear

Os atletas que participaram das Olimpíadas no México vivenciaram a inovação que a adidas criou na época para a modalidade corrida. Ao inventar as travas Azteca Gold, a marca revolucionou o significado do termo aderência! Além disso, trouxe para a moda street o emblemático agasalho adidas e tênis esportivo adidas Samba, que se tornaria uma peça clássica do look despojado que o visual urbano pede.

Anos 70: surge o ícone adidas Superstar

Se você estava se perguntando quando finalmente surgiu o adidas Superstar, saiba que a geração da década de 1970 foram os primeiros sortudos a calçar o tênis que se tornou icônico no mundo jovem! Os looks com tênis adidas Superstar que são sucesso hoje em dia, tem como inspiração esta época, incluindo o uso dos chinelos Adilette e o belíssimo tênis branco Stan Smith!

Até o ano de 1978, ano do seu falecimento, a empresa continuava sob o comando de Adi Dassler. As contribuições do criador da adidas influenciou diretamente na maneira como o mundo produzia tênis, chuteiras e bolas. Mas o desenvolvimento de novas tecnologias e materiais não parou por aí! Ainda nesta década, a empresa começou a se aventurar com artigos desportivos ideais para correr no escuro.

Anos 80: a parceria decisiva entre adidas e a indústria da música

Tecnologia não faltou para fazer a diferença nos lançamentos dos tênis da adidas em 1980! O primeiro tênis de corrida que respeita e preserva os movimentos naturais do tornozelo foi criado pela adidas sob o nome Torsion ZX8000.

Já no mundo da música, o trio de hip-hop norte-americano Run-D.M.C. lançou a música “My Adidas” e tornou os produtos da marca como os novos objetos de desejo da época! O sucesso foi tanto que se tornou um marco no mundo do rap, elevou a jaqueta bomber M45k Best ao status de peça must have e ajudou a quebrar barreiras preconceituosas que limitavam a visão do grande público sobre o estilo de música que vinha das ruas!

Seguindo a lista de tênis icônicos lançados pela marca adidas na época, precisamos citar o Atlanta – modelo usado diversas vezes pela lenda da Maratona de Nova Iorque, Grete Waitz – e tênis Hércules que revolucionou o sistema de amortecimento usado até então.

Anos 90: tecnologia e estilo exclusivos da marca adidas

As jaquetas EQT Volunteer azul e branca e Anga marcaram um novo momento na história dos vestuários da adidas, tamanho foi o sucesso de vendas! No campo de futebol, a novidade do ranhuras na ponta da chuteira Predator também inovou no desempenho dos jogadores por aumentar o atrito da bola com o calçado!

Anos 2000: adidas marca presença dentro e fora das piscinas

O uso de tecnologia pela marca continuou nos anos 2000 com a chuteira Predator Precision SG e o Adizero Adios Neftenga. Também podemos falar sobre a entrada triunfal da adidas no mundo da natação, aplicando inovação de ponta para que reduzir o arrasto na água e melhorar a performance de Ian Thorpe!

Anos 2010: a tecnologia da marca adidas se volta para a sustentabilidade

O setor da moda esportiva passa a se envolver cada vez mais com projetos de sustentabilidade uma vez que a adidas volta a sua produção para esta causa. Desenvolvendo coleções de roupas e sapatos cuja matéria-prima vem de plásticos retirados dos oceanos, a marca passa a focar em conceitos importantes como reciclagem e sustentabilidade.

Competindo sempre pela criação de tênis que proporcionam alto desempenho, temos o lançamento do BOOST com entressola que promove alto retorno de energia e o Futurecraft 4D que porta um novo modelo de amortecimento para os corredores!

Se você tem interesse em conhecer os melhores tênis para correr em trilhas, confira aqui o post que preparamos para você! Alerta de spoiler: a adidas tem presença garantida nessa lista!

Sobre a linha de parcerias com grandes artistas, nomes como Stella McCartney e Kanye West ajudaram a aumentar e fidelizar os milhões de consumidores dos produtos adidas. Além disso, a bandeira pela luta por igualdade também foi assumida pela adidas ao lançar o sneaker Superstar Pride Pack para comemorar o mês do orgulho LGBT+!

Como surgiu as três listras da Adidas?

As clássicas três faixas da adidas se tornaram um dos símbolos de marca mais reconhecidos no mundo, não é mesmo? Inventadas pelo criador da marca, o design das 3 faixas paralelas passou a receber pequenas alterações a partir dos anos 70, conforme a ampliação dos tipos de produtos que a empresa passou a vender.

Atualmente, a adidas utiliza 4 tipos de logos sempre com o nome da marca em letra minúscula para diferenciar suas coleções e enfatizar que seus artigos esportivos são casuais e acessíveis! Entenda cada um deles a seguir:

  • Três faixas paralelas: aplicado em todos os produtos da marca;
  • Trevo com 3 listras: usado para identificar os produtos da linha casual Originals;
  • Montanha formada por 3 listras: passando a mensagem de superar desafios, a logo é utilizada na linha Performance, voltada para atletas profissionais;
  • Círculo cruzado por 3 linhas curvas: representa as mudanças do mundo atual, representando as coleções Style que são resultados de grandes parcerias com famosos artistas.

E aí, percebeu como a história da marca adidas é cheia de reviravoltas e atrelada a grandes momentos históricos pelo mundo? Se você curtiu o conteúdo de hoje, vamos juntos conhecer os principais modelos de tênis adidas que são os prediletos dos ícones da moda atual!

Até o próximo post!

Deixe um comentário