Como Limpar Vans Branco: aprenda no guia da Espaço Tênis!

Se tem um item que faz sucesso no guarda-roupa de muitas pessoas, é o clássico tênis branco! Apesar de ser muito estiloso, esse calçado curinga exige alguns cuidados especiais após o uso, para manter a cor original – sem manchas e sem aquele aspecto amarelado. Mas o como limpar Vans branco, seja de tecido ou couro? Afinal, conquistar esse tom de tênis sendo usado pela primeira vez, ainda gera umas boas dúvidas e dificuldades!

Pensando em deixar essa missão mais simples e descomplicada, no post de hoje você vai aprender um passo a passo simples e eficiente para deixar seus pares de Vans branquinhos com cara de novo e mantê-lo conservado por muito tempo. E aí, ficou curioso? Então, acompanhe a leitura com a Espaço Tênis!

Passo 1 – Solução de limpeza

Como limpar vans branco se não com um bom e velho truque caseiro. Ele ajuda a melhorar o resultado da lavagem e dar aquele aspecto de novo, viu!? Primeiramente, em um recipiente grande faça uma mistura com 1/4 de xícara de sabão líquido (para roupas) e 2 xícaras de água morna. Geralmente, essa quantidade é suficiente para lavar o par, mas se o calçado estiver muito sujo, o mais garantido é dobrar a receita. Caso não tenha sabão líquido, você pode substituir por detergente ou até mesmo limpa vidros.

Passo 2 – Esfregue o tênis

Que tal começar pelo cadarço? Enquanto você lava o calçado, deixe os cadarços de molho na solução de limpeza, isso vai facilitar o processo de lavagem. Bom, mas vamos para a parte mais dramática: o tênis! A dica de ouro é lavar uma região de cada vez (e não molhar o par inteiro de uma vez só), certo?

Mantenha a região bem encharcada com a solução, limpe o tecido de lona fazendo movimentos circulares e enxágue o tecido com água limpa – repita o processo em todas as partes do tênis quantas vezes achar necessário. Você também pode usar esse método para limpar a parte interna do calçado.

Lembra do cadarço que você deixou de molho antes de começar a lavagem? Agora você pode já pode enxaguá-los com água morna e limpa!

Passo 3 – Limpe as partes de borracha

Com o auxílio de uma escova de dentes velha (ou lado áspero de uma esponja de cozinha), limpe toda lateral emborrachada do seu Vans até tirar toda sujeira impregnada. É só mergulhar a escova na solução e esfregar. Caso a lateral esteja apenas com marcas aparentes, passe um lenço umedecido e pronto!

Passo 4 – Volte ao tênis

Chegou a hora de dar aquela conferida no calçado e ver se não ficou nada para trás! Com pano limpo e molhado, retire qualquer excesso de resíduo de sabão ou sujeira. Se alguma área ficou manchada, repita o método com algum produto específico para remoção de manchas.

Passo 5 – Coloque para secar

Após ter deixado o seu tênis branco como desejado, é hora de colocar para secar. Mas antes de colocar ao sol, uma dica de ouro para conservar o formato original do calçado: preencha o interior com jornal e de deixe em um local ventilado (à sombra) até que eles estejam totalmente secos. Depois, é só colocá-los e sair por aí de Vans com cara de novo!

Ah, e quer saber como secar tênis rápido? Então, corre lá no nosso post e confira as 5 dicas infalíveis para nunca mais passar aquela angústia de ter que procurar outro sapato porque seu favorito não secou! Enfim, agora que você já sabe como limpar Vans branco, acabou? Não! Pra te ajudar, trouxemos outras formas de fazer isso, continue a leitura:

Como lavar tênis Vans branco na máquina?

Agora que você já sabe o passo a passo de como lavar seu Vans branco na mão, que tal trazer mais praticidade para o seu dia a dia e colocar a lavadora para funcionar? Mas antes, confira se o seu Vans pode ser lavado na máquina conforme as instruções do fabricante, certo? Alguns materiais, como couro sintético, exigem cuidados específicos, então, fique atento para não estragar o seu calçado favorito!

Sabendo que ele não será danificado pelo atrito da máquina de lavar, retire os cadarços, as palmilhas, e excesso de sujeira e coloque dentro de um saco protetor para lavagem – caso não tenha saco especial, utilize uma fronha. Ajuste a máquina para “roupas delicadas” e se possível, encha com água morna, acrescente sabão líquido para roupas de sua preferência e deixe a máquina fazer o ciclo completo.

Se ficou alguma dúvida, dê uma olhada no post “Como lavar tênis na máquina do jeito certo?” e não cometa nenhuma gafe com a máquina e nem com o seu calçado.

Não é indicado utilizar a secadora, isso pode soltar as partes do calçado que são coladas. Por fim, aplique a dica do jornal e deixe secar à sombra em local arejado.

Como tirar mancha de tênis Vans branco?

Em alguns casos, a sujeira pode persistir e você vai precisar de produtos específicos para retirar as marcas entre as fibras da lona. Removedores (tipo Vanish) com aplicação direto na área manchada pode facilitar a remoção. Mas se você não abre mão de uma solução caseira, alguns produtos que você tem em casa pode ser facilmente utilizados para essa finalidade. Confira:

1 – Álcool

Umedeça um pedaço de algodão no álcool e passe por toda área manchada, esfregando com movimentos suaves – repita o processo quantas vezes for necessário.

2 – Limão

Se você quer um ingrediente caseiro que faz milagre na remoção de manchas, use o limão. O truque é misturar 1/4 de água para meio limão – encharque uma esponja e na solução e esfregue na mancha até ela desaparecer, depois enxágue com água limpa.

3 – Sal grosso

Outro item culinário que facilita na remoção de manchas do tênis branco é o sal grosso. O truque é fazer uma pasta misturando meia xícara de sal grosso com um pouco de água morna. Depois, espalhe na área com uma escova de dentes e deixe agir por aproximadamente uma hora. Feito isso, é só enxaguar com água limpa e deixar secar.

4 – Bicarbonato de sódio e água oxigenada

Essas duas combinações são um método bastante eficiente na remoção de manchas de tênis branco. O truque é misturar uma colher de bicarbonato de sódio, meia colher de água oxigenada e meia colher de água morna. Encharque a escova de dentes na solução e esfregue até remover as manchas. Deixe a solução agir por aproximadamente meia hora e enxágue bem – se for necessário repita o processo.

Como conservar o tênis Vans branco limpo?

Bom, depois te tanto esforça e dedicação para deixar o tênis branco como desejado, se liga nessas técnicas para manter o seu Vans com cara de novo:

  • Impermeabilizantes: a impermeabilização preserva seu calçado de líquidos e outras substâncias;
  • Antimofos: as manchas de mofo são as mais difíceis de tirar, por isso, utilize produtos antimofo quando for guardar o seu Vans branco;
  • Guarde sempre limpo: quando o tênis branco passa muito tempo sujo, fica mais difícil tirar as manchas do material. Após o uso, um pano úmido já resolve o problema. Deixe as lavagens mais pesadas para situações específicas.
  • Guarde em local adequado: Depois de limpo, guarde em local livre de poeira e isolado do sol. Caixas e sacos próprios para armazenar sapatos podem ajudar.

E então, deu pra aprender como limpar Vans branco? Se sim, agora está tudo pronto para limpar seu tênis e deixar ele novinho em folha! Enfim, esse foi o nosso super guia e esperamos que você consiga colocar em prática nossas dicas! Continue conosco e fique por dentro de outras dicas valiosas como essas com a Espaço Tênis.

Aproveite e confira nossa loja virtual e escolha aquele modelinho de Vans que faz tempo que você está querendo investir. Confira as opções, estamos te esperando por lá!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.