Aprenda como colocar cadarço no tênis em 4 níveis de dificuldade

Existem diversas formas de como se colocar o cadarço no tênis. Esteja você buscando aprender o básico ou procurando por alternativas estilosas, este tutorial vai te dar uma série de ideias para variar e ter um toque único nos seus calçados.

O básico de como colocar cadarço

Vamos adotar uma posição para pensar o “colocar do cadarço”. Digamos que nosso tênis esteja com o bico para cima e seja um pé esquerdo, sendo o lado esquerdo o Lado A e o direito, o Lado B, além disso, vamos supôr que nosso tênis tenha 5 pares de passadores, sendo eles enumerados de 1 a 5 a partir do mais próximo do bico.

Ok. Agora vamos conversar sobre a passada do cadarço: cada estilo da lista pode usar a técnica de passar o cadarço por cima ou por baixo, ou ambos, e de fora para dentro ou de dentro para fora. Você perceberá de forma intuitiva essas diferentes formas durante o tutorial.

Nunca se esqueça de passar o cadarço de forma suave, assim você vai poder fazer regulagens ou firmar o cadarço com o pé já calçado no tênis, pode ajudar a resolver quando o tênis parece muito apertado e machucando o pé.

Nível 1: Zig-Zag

O jeito mais fácil, prático e comum de se colocar cadarço: pegue uma das pontas, passe ela de um dos lados pelo passador 5 (o mais próximo da canela) e depois estique-o passando pelo passador 1 do lado oposto, formando uma linha diagonal.

Deixe espaço o suficiente no passador 5 apenas para dar o laço (você pode regular melhor depois), então comece a passar a outra ponta, que ficou com a maior parte do cadarço.

A ordem é a seguinte: Subindo, passe primeiro de um lado para o outro de dentro para fora, por cima do passador, no passador 2, passe-o de fora para dentro no lado oposto da mesma altura do passador (ainda no 2). Vá repetindo até chegar no topo.

Chegando no último passador, a segunda ponta provavelmente vai estar proporcional a ponta deixada no início, ao passar do 1 para o 5, se não, vai ser fácil regular se a passada foi suave.

Nível 2: Escada simples

Passe cada ponta do cadarço de fora para dentro e de cima para baixo (na altura do passador 1), mantenha as duas com tamanhos proporcionais e as estique para cima.

Então passe cada ponta do cadarço para o passador de cima, mas ao invés de fazer um sentido diagonal, como no Zig-Zag, na forma de como se colocar o cadarço correto na escada simples, você sobe o cadarço pelo passador do mesmo lado.

Por exemplo: se você colocou o cadarço pelo passador do Lado B, em seguida coloque o cadarço do passador 1 no 2 no mesmo lado, mas ao invés de por fora, por dentro, só então passe do lado B para o A, passando por cima. 

Vá fazendo de forma paralela de cada lado, até ambos se encontrarem no passador 5. Você vai perceber que ela forma o desenho de uma escada mesmo, é um estilo bem destacado e com algumas variações divertidas.

Nível 3: Escada completa

Mesmo processo da escada normal, a diferença está na primeira passada: comece passando pelo buraco 5, nos dois lados, do 5 direto ao 1, por fora, traçando uma linha, então você pode passar da mesma forma da escada normal, lembrando de, ao passar o cadarço de dentro para fora, sempre passá-lo por cima do cadarço esticado no começo, formando o desenho completo de uma escada.

A escada completa é bastante recomendável para quando você não quiser ter de amarrar os tênis, pois a ponta amarrável que sobra geralmente é curta e, como você passou de forma reforçada cada cadarço, é muito provável que, mesmo com um aspecto mais folgado no topo, o tênis já fique bastante firme em seu pé.

(Variação: Escada em X)

Seguindo a mesma base das outras formas de passar em escada, a escada em X também se diferencia na maneira como é dada a primeira passada: ao invés de passar em linha reta por fora, você também começa dos passadores da altura 5 para a 1, mas formando um ‘X’, com cada cadarço na diagonal.

Nível 4: Treliça

No nível mais alto de dificuldade separamos a amarração de treliça, que é muito apreciada por quem joga futebol, basquete e outros esportes que exigem muita movimentação, firmeza sem muita pressão e cadarços bem amarrados. Vamos lá:

Passe o cadarço de dentro para fora no passador 1, deixe ambos os lados proporcionais, então do passador 1 de cada lado, passe direto ao passador 4, de fora para dentro, na diagonal, fazendo um ‘X’.

Depois, passando cada ponta por dentro, igual na passada de Escada, passe as duas pontas da altura 4 para a 5, de forma reta.

Agora, de fora para dentro, passe as pontas da altura 5 para a altura 3, outra vez na diagonal, fazendo mais um ‘X’.

Fazendo o mesmo movimento da passada de cadarço em Escada, passe de forma reta e por dentro os cadarços da altura 3 para a 2.

Agora passe os cadarços da altura 2, de fora para dentro, por cima e na diagonal, fazendo o terceiro ‘X’, as pontas para a altura 5. Então você vai poder regular e dar o laço sem deixar muito cadarço sobrando, e com muito mais firmeza.

 Como dar o laço do cadarço

Se você é iniciante e veio procurando um tutorial completo, está no lugar certo, agora vamos lá:

Puxe cada uma das pontas para um lado oposto, esticando-as.

Passe uma de encontro à outra; uma por cima, outra por baixo, esse primeiro laço dará firmeza. Caso precise, você pode repetir o processo mais uma vez para garantir.

com uma delas, forme uma “barriga”, dobrando o cadarço no meio, como se fizesse uma ponta de laço. Mantenha-a segurada.

Passe a segunda ponta em volta do laço da primeira ponta, como se a envolvesse. Mantenha o dedo indicador firme enquanto seguraço o lado entre indicador e polegar.

O final da volta do cadarço que envolve deve passar por fora do indicador. Ao retirar o dedo indicador do laço, ficará um espaço,

Fazendo um meio laço com o cadarço que envolveu o primeiro, passe-o por dentro desse espaço que ficou quando você tirou o indicador.

Agora basta puxar os dois laços para os lados opostos e firmar o nó.

Lavando seus cadarços

Para preservar mais seus cadarços, evite muita fricção de escova, pois maioria dos cadarços são linhas cruzadas. Opte pela máquina no nível mais fraco (evitando roupas coloridas com cadarços brancos) ou lave de forma suave, com as mãos, e deixe secar ao sol. Temos um tutorial completo para você limpar seus calçados neste post.

Dando o último nó

Viu como há muitas formas de como se colocar o cadarço no tênis? E elas não acabam aqui. Você pode inovar, usando dois cadarços estilosos e diferentes no lugar de um ou testando suas próprias maneiras, o importante é haver firmeza na passada e uma maneira de manter o cadarço regulável, para tirar e pôr o tênis sem muito trabalho.

Este tutorial foi útil para você? Aprendeu a dar nós criativos? No blog da Espaço Tênis você encontra uma série de conteúdos sobre o mundo dos calçados, e em nossa loja, as melhores marcas, com catálogos exclusivos e condições incríveis! Se você ama tênis assim como nós, não deixe de assinar nossa newsletter e fazer uma visita em nosso portal para conferir a variedade!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.