Escolhendo tênis infantil: como acertar no tamanho e no modelo?

Escolher tênis novos para a criançada pode não ser uma tarefa fácil. Afinal, há muitos fatores a se avaliar: é necessário observar o material, a resistência, o conforto, e o polêmico tamanho, a temida variável que teima em nunca dar certo. O estilo também precisa agradar, já que as crianças também querem estar na moda. 

A boa notícia é que com as dicas corretas (e um pouquinho de paciência) esse processo pode dar super certo! A Espaço Tênis é especialista no assunto e vai te ajudar na escolha, passo a passo. Fique conosco e confira:

Calçado infantil é coisa séria!

Vamos começar nossa conversa ressaltando a importância de uma boa escolha de tênis infantil. Você já sabe, é claro, que escolher o modelo ou tamanho errados é um péssimo investimento e a receita para acumular calçados pouco utilizados na sapateira. Mas sabia que a seleção do calçado infantil pode interferir até no desenvolvimento motor da criança?

Isso mesmo. Especialistas e pediatras enfatizam o papel do calçado adequado na aquisição da autonomia motora e sensorial, principalmente naquela fase bastante ativa e exploratória que se inicia aos dois anos de idade.

Um calçado errado e desconfortável pode inibir movimentos, gerando atrasos de desenvolvimento e até traumas físicos que reverberam na idade adulta. E o que é um calçado adequado para crianças

Na hora de escolher, procure por um tênis essencialmente flexível e confortável. Apesar disso, o calçado deve ser resistente o suficiente para proteger o pezinho diante dos chutes, saltos e diversos impactos tão característicos dessa idade. É importante que a sola seja antiderrapante, para evitar quedas. Cuide também da respirabilidade dos tecidos e, claro, escolha o tamanho correto. 

Tênis para criança: como escolher?

Beleza, já entendemos que a escolha é importante. Agora vamos te mostrar o que observar para acertar em todos os quesitos (em especial no tamanho, a parte que mais preocupa os pais e mães). Olha só:  

  • Observe os materiais, que devem ser adequados

Você e seu(a) pequeno(a) curtiram o design do tênis? O primeiro passo, então, é observar os materiais de que ele é feito. Procure por três características: conforto da textura interna, flexibilidade e leveza

Se possível, dobre o solado de forma gentil para observar se o ponto mais flexível do calçado é anatomicamente correto. Isso garante que o uso contínuo do tênis não provocará aqueles ferimentos bem chatos e muito desconfortáveis que todo mundo já experimentou!

Quanto ao solado, prefira modelos que ofereçam equilíbrio e permitam que os pés se apoiem no chão com firmeza. Isso quer dizer que solados muito altos e com curvaturas exageradas podem não ser as melhores opções para as crianças que ainda estão adquirindo as habilidades motoras. 

Ainda para as crianças menores, de 2 a 3 anos, fuja de detalhes perigosos, como apliques de rebite, zíperes pontiagudos, passadores de cadarço com pontas. Evite também modelos com partes pequenas que podem se soltar com facilidade. 

  • Procure por detalhes que garantem independência!

Não precisamos nem dizer o quão ativas podem ser as crianças entre 2 e 3. Nessa fase, encontrar um minutinho de quietude para vestir um tênis de cadarço pode ser um desafio. 

Para facilitar esses momentos, considere um modelo com velcro, super fácil de vestir e retirar. As versões slip on também são interessantes – neste caso, porém, você precisará prestar ainda mais atenção na numeração! 

Com estes modelos você pode incentivar o seu pequeno ou pequena a calçar-se sozinho, promovendo mais um passinho na independência. Para as crianças maiores, as opções com cadarço também são ideais para promover a aprendizagem de uma tarefa nova.

Coisas simples como dar o laço no tênis sozinho pode trazer uma incrível sensação de conquista que com certeza é importante para o desenvolvimento. 

  • Insira o(a) seu(a) pequeno(a) na decisão

Mesmo que os adultos escolham o melhor modelo de acordo com mil critérios técnicos selecionados à dedo, quem vai usar o tênis pra valer é criança. Por isso, permita que ela participe ativamente da escolha, e considere sua opinião de maneira genuína. 

Isso tem um efeito precioso no desenvolvimento e ainda ajuda na busca por um tênis que não ficará perdido no fundo do armário. Ainda que o modelo seja bom, confortável e adequado: se o dono não quiser usar, nada feito!

  • Escolha o tamanho com sensatez

Nossa primeira dica de tamanho é: não tente “aproveitar” o tênis por mais tempo comprando um ou dois números a mais. O tênis largo é desconfortável e anatomicamente incorreto, o que frequentemente causa a não utilização e o esquecimento do calçado. 

Sobretudo, um sapato de tamanho inadequado (maior ou menor que o pé) pode causar lesões importantes e propiciar quedas. Compre no tamanho ideal para o momento, o que não quer dizer que a ponta dos dedos deve tocar na biqueira do tênis. 

Um espaço confortável deve ser mantido na parte da frente, o suficiente para que os dedos se movam livremente e não toquem na dianteira do calçado. Isso é importante pois, com os movimentos naturais da caminhada, o pé é sempre jogado para a frente. 

Lembre-se que os modelos Converse possuem uma forma bem grande, portanto recomendamos a escolha de um número menor. Ainda está na dúvida? Lá no site temos as medidas da palmilha interna para que você compare com a maior medida do pezinho. Com papel, régua e caneta não tem erro! 

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil na escolha do seu tênis infantil. Vai usar as dicas na sua compra? Não se esqueça de passar no site Espaço Tênis e, é claro, permita-se um pouco de diversão

Os modelos infantis são uma fofura e todos os momentos com seus pequenos merecem ser vividos com leveza. Depois, conte sua experiência pra gente nos comentários. 

Procurando por mais conteúdo fresquinho sobre moda, estilo e as melhores marcas de tênis do mundo? Vem fazer parte da nossa família lá no Instagram. Por lá a gente compartilha as novidades da loja, promoções e fotos dos nossos produtos mais queridos. Nos vemos lá. 

Até o próximo post, pessoal! 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.