Escolher tênis novos para a criançada pode não ser uma tarefa fácil. Afinal, são muitos fatores para ficar de olho: o material, a resistência, o conforto, e o polêmico tamanho, a temida variável que raramente dá certo.
Além disso, o estilo também precisa agradar, já que as crianças também querem estar na moda. Por isso, muitos pais e mães vivem se perguntando: como escolher tênis para criança? Bem, a boa notícia é que com as dicas corretas — e um pouquinho de paciência — esse processo pode dar super certo!
Somos especialistas no assunto e vamos te ajudar na escolha com um guia completo. Continue a leitura e confira!
Por que é importante escolher o tênis infantil certo?
Escolher o tênis infantil ideal pode não ser uma tarefa fácil, como vimos no início desse post, são diversas variáveis para se pensar, desde o material utilizado na produção até o tamanho.
E investir no modelo certo para o seu filho não é importante somente para evitar uma sapateira cheia de tênis acumulados, o tênis errado pode causar até problemas no desenvolvimento motor da criança, sabia disso?
Os especialistas e pediatras enfatizam o papel do calçado adequado na aquisição da autonomia motora e sensorial, principalmente naquela fase bastante ativa e exploratória que se inicia aos dois anos. Agora que você sabe da importância dessa escolha, que tal dar uma olhada em algumas dicas?
Dicas de como escolher tênis para criança
Com as dicas que você verá a seguir, ficará bem mais fácil tomar essa importante decisão. Será preciso somente um pouco mais de paciência na hora de procurar os modelos, mas vale a pena, pois você conseguirá escolher o calçado ideal para o seu filho!
Confira a seguir!
1. Escolha os materiais certos
Você e seu(a) pequeno(a) curtiram o design do tênis? O primeiro passo, então, é observar os materiais de que ele é feito. Procure por três características: conforto da textura interna, flexibilidade e leveza.
Se possível, dobre o solado gentilmente para observar se o ponto mais flexível do calçado é anatomicamente correto. Isso garante que o uso contínuo do tênis não provocará aqueles ferimentos bem chatos e desconfortáveis que todo mundo já experimentou.
Ah, também é muito importante que a sola seja antiderrapante, para evitar quedas e acidentes. Cuide também da respirabilidade dos tecidos, afinal, um calçado totalmente fechado pode causar o famoso “chulé” — aproveite e confira em nosso blog como tirar o chulé dos calçados — e ainda ficar desconfortável, por conta do suor acumulado.
Quanto ao solado, prefira modelos que ofereçam equilíbrio e permitam que os pés se apoiem no chão com firmeza. Isso quer dizer que solados muito altos e com curvaturas exageradas devem ser evitados, pois eles podem não ser as melhores opções para as crianças que ainda estão adquirindo as habilidades motoras.
2. Procure por detalhes que garantam independência
Não precisamos nem dizer o quão ativas podem ser as crianças entre 2 e 3. Nessa fase, encontrar um minutinho de quietude para vestir um tênis de cadarço pode ser um desafio.
Para facilitar esses momentos, considere um modelo com velcro, super fácil de vestir e retirar. As versões slip on também são interessantes, porém, você precisará prestar ainda mais atenção na numeração!
Com estes modelos você pode incentivar o seu pequeno ou pequena a calçar-se sozinho, promovendo mais um passinho na independência. Para as crianças maiores, as opções com cadarço também são ideais para promover a aprendizagem de uma tarefa nova.
Coisas simples, como dar laço no tênis sozinho, podem trazer uma incrível sensação de conquista que com certeza é importante para o desenvolvimento.
3. Deixe a criança participar da decisão
Mesmo que os adultos escolham o melhor modelo de acordo com mil critérios técnicos selecionados a dedo, quem vai usar o tênis para valer, é a criança. Por isso, permita que ela participe da escolha e considere sua opinião de maneira genuína.
Isso tem um efeito precioso no desenvolvimento e ainda ajuda na busca por um tênis que não ficará perdido no fundo do armário. Ainda que o modelo seja bom, confortável e adequado: se o dono não quiser usar, nada feito!
4. Escolha o tamanho de maneira sensata
Nossa primeira dica de tamanho é: não tente “aproveitar” o tênis por mais tempo comprando um ou dois números a mais. O tênis largo é desconfortável e anatomicamente incorreto, o que frequentemente causa a não utilização do calçado.
Calçados de tamanho inadequado (maior ou menor que o pé) podem causar lesões e quedas. Compre no tamanho ideal para o momento, o que não quer dizer que a ponta dos dedos deve tocar na biqueira do tênis.
Um espaço confortável deve ser mantido na parte da frente, o suficiente para que os dedos se movam livremente e não toquem na dianteira do calçado. Isso é importante, pois com os movimentos naturais da caminhada, o pé é sempre jogado para a frente.
Aprender como lacear o tênis também é uma boa opção para tornar o seu uso mais agradável. Aproveite e confira nosso conteúdo sobre aqui no blog!
Qual o melhor tênis infantil?
Para te ajudar nessa tarefa de encontrar o tênis ideal para o seu pequeno, vamos trazer algumas das melhores opções de calçados para a criançada. Dessa forma, você consegue encontrar facilmente modelos para a faixa etária do seu filho(a), aumentando as chances de ele gostar da escolha.
1. Converse All Star Unissex AS Core Ox Casual
Clássico, versátil e durável são características muito próprias da marca All Star. Assim, o modelo de mais sucesso da linha continha sendo o Core Ox Casual Unissex.
Sabe aquele tênis preto, sola branca, com fita vermelha em detalhe? Pois é, dele mesmo que estamos falando. Ele pode ser usado em diversas ocasiões, sendo uma ótima opção de tênis infantil para escola, passeio e na casa de um amiguinho.
O bom dessa opção é que, como ele é um tênis democrático, cabe muito em qualquer situação. Além disso, crianças usando All star são um verdadeiro charme, concorda?
2. Tênis Adidas Infantil Altasport K Casual
Queridinho entre as meninas, devido aos detalhes coloridos e exuberantes, esse modelo da Adidas possui um ótimo custo benefício. Super confortável, ele é perfeito para atividades que envolvam mais desenvoltura física, como as aulas de educação física, por exemplo.
Além disso, ele está disponível em duas opções. Para os pequenos que já sabem como amarrar o tênis sozinho, ele pode ser encontrado com fechamento em cadarço. Já para os menores, vale a pena investir no modelo com velcro.
3. Tênis Nike Infantil SB Check Skate
O mais vendido da Nike é também um dos mais solicitados por pais e mães. Como ele é preto — porém pode ser encontrado em versões cinza e azul — fica muito mais fácil conservar o tênis limpo.
Além disso, o design é moderno e estiloso, o que faz com que seu filho possa usá-lo não somente em atividades corriqueiras, como ir para o colégio, mas também em eventos como aniversários e demais comemorações.
O fato de ser confeccionado em cores neutras dá abertura para meninos e meninas poderem usar. Ah, ele é vendido na versão com cadarço, por isso é mais indicado para crianças que já saibam amarrar o tênis.
4. Tênis Infantil Adidas Runfalcon
O Adidas Runfalcon é um ótimo tênis para crianças de 5 anos ou mais, sendo um modelo super confortável feito de material têxtil.
Seu solado de borracha é bem aderente e vai garantir a segurança do seu pequeno. Ele conta com fechamento em cadarço, assim como o modelo anterior.
5. Tênis Olympikus Feminino Maneiro Kids
Esse modelo da Olympikus é uma ótima opção de tênis infantil para caminhada ou brincadeiras, já que ele é feito com um tecido debrum em lycra, um super leve e flexível. Ele também conta com uma abertura lateral com fechamento em velcro que permite um melhor ajuste aos pés.
O calçado ainda tem uma palmilha anatômica e um solado em EVA, proporcionando uma pisada macia para o seu filho. Essas são apenas algumas opções de tênis infantil confortável para você escolher. Continue navegando em nosso blog e confira outras dicas!