Escolha o melhor tênis para dirigir com conforto e segurança

Pilotar um carro é uma grande responsabilidade, por si e por todos os demais. Não é à toa que a legislação para os motoristas inclui uma série de itens para aumentar a segurança para todas as partes, entre as quais está o uso de um calçado adequado.

O Art. 252 veta o uso de “calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais”, fazendo do tênis, certamente, a melhor escolha para dirigir.

Pensando nessa demanda, na sua segurança e conforto, nós da Espaço Tênis, que somos especializados em calçados, resolvemos preparar uma lista para te ajudar a escolher o melhor tênis para dirigir.

O que considerar na hora de escolher seu calçado para dirigir

O Art. 252 pode até ser muito vago e subjetivo para algumas interpretações, mas além de evitar problemas com a legislação, como a multa e pontuação com infração média na carteira, há outras coisas tão importantes quanto para se considerar:

 

  • Conforto

 

Acredite, o conforto dos pés não é pouca coisa. Nossos músculos acumulam tensão ao ficarem muito tempo na mesma posição, a ponto de um esforço repetido causar algum tipo de falha muscular. Nesse caso, a sensibilidade fica comprometida e a responsividade muscular limitada, o que pode ser bastante perigoso na hora de acionar os freios ou fazer pressão sobre o acelerador.

 

  • Aderência

 

Manipular os pedais do carro exige uma boa sensibilidade, para que você consiga sentir toda sua extensão para fazer uma pressão adequada. Calçados com uma superfície muito pequena ou muito grande podem limitar essa capacidade de sentir o pedal, dificultando a troca dos pedais, pressão posicionamento adequado.

 

  • Fixidez

 

Como você pôde ver no inciso do Art. 252, todo tipo de calçado que não se firme nos pés é vetado, logo, podemos presumir que, quanto mais fixo sem comprometer os demais critérios, mais seguro será o calçado para pilotar. 

Os tênis possuem o melhor nível de ajuste por meio dos cadarços, e seu design contempla bastante esse aspecto da fixidez no pé, porque muitos são produzidos para fins esportivos, como corrida, skateboarding, hiking, e longas caminhadas. De forma que o tênis, para dirigir, estará sempre no nível seguro determinado pela legislação.

Além de todo o conforto e praticidade, os tênis são os calçados mais casuais e variados. Sempre vai haver aquele que é a sua cara e atende às suas necessidades:

Tênis masculinos para dirigir

Para os homens, o tênis já foi incorporado no dia a dia como um item essencial, de forma que pode ser usado em qualquer situação e lugar, sem precisar trocar de calçado entre a direção e as atividades do dia a dia.

Os tênis skatistas possuem uma grande aderência na sola, que é de densidade média e bastante confortáveis especialmente para viagens longas, seu design sempre combina muito bem com calças jeans e seus tons mais escuros e tradicionais, com boca curta ou larga.

Já para viagens mais curtas e casuais, especialmente para ter um conforto maior nos finais de semana e combinando muito bem com bermudas, as alpargatas são calçados bastante respiráveis, com solado flexível e sensível, que ajuda a simular o conforto do chinelo sem ferir o item do Art. 252.

Esqueça os tênis com muitos amortecedores, eles não permitem que você sinta os pedais perfeitamente, fazendo que aplique mais ou menos força do que o necessário. 

Tênis femininos para dirigir

Alguns calçados femininos são inadequados para a direção, como sandálias e sapatos de salto fino, abertos, que não se fixam adequadamente aos calcanhares nem possuem muitos meios de regulagem. Em muitas combinações de looks, o tênis é um grande tabu. Apesar deste ponto ser bastante discutível e a moda ter sempre espaço para reinventar;

O grande, o clássico, o amado All Star, é a peça-chave que transcende o preconceito do tênis em diversos looks. Consegue ser despojado e original, um dos mais básicos e casuais dos calçados. Esse é o tênis que, além de fazer mágica nos looks, também possui um solado bastante sensível sem ser excessivamente flexível e têm uma extensão proporcional, além de muito bem regulável.

Os tênis Keds são outra linha muito variada de modelos e materiais e é chave para looks; têm reforço interno sem perder o aspecto delicado e a funcionalidade. São calçados pequenos, fáceis de guardar na mochila e manter no carro para momentos em que a situação exige um salto alto.

Para fins mais esportivos, a Superga oferece calçados mais firmes, com opção de regulagem à velcro, solados mais firmes e com desenho altamente aderente para corrida, pedal e série de exercícios funcionais.

Outros ótimos calçados para dirigir

Além dos tênis, que encabeçam a lista de melhores calçados para dirigir, caso a situação exija, há outros calçados adequados para dirigir:

No caso das mulheres, rasteirinhas mais fechadas, com solados flexíveis e bem fechadas, especialmente sobre calcanhar, podem ser boas opções na direção, são uma opção para respirar os pés entre uma e outra viagem.

Mocassins, tanto masculinos quanto femininos também são boas opções: além de leves e confortáveis, são bastante sensíveis e possuem uma superfície aderente.

Sapatos sociais e botinhas também são muito bons, graças a superfície mais rígida mas que mantém o formato do pé sem restringir a mobilidade nos dedos e no tornozelo.

Que calçado evitar ao dirigir

Entre os calçados femininos, alguns devem ser evitados fortemente, especialmente os de salto, que sejam mal fixados nos calcanhares – como a legislação sobre o tema pode acabar sendo bastante subjetiva, é preferível evitá-los em toda circunstância ao se dirigir; vale a pena manter sempre um tênis guardado no carro.

Para os homens, vale a pena evitar coturnos muito pesados e botinas, estes dois costumam ter solas muito rígidas e espaçosas e restringem a mobilidade dos tornozelos e a troca de pedais, especialmente em carros mais compactos.

chinelos devem ser evitados de toda forma, dado o risco de prender sua correia e, não, você não deve dirigir descalço também – apesar de a legislação não versar especificamente sobre isso, fica subentendido a restrição aos pés descalços pelo bom-senso.

Pé na tábua!

Agora que você sabe como evitar problemas com a legislação e ficar confortável sem perder o estilo, vale a pena conferir o portal da Espaço Tênis, um dos mais completos e acessíveis da internet quando o quesito é tênis, com marcas e linhas exclusivas.

Assinando a newsletter de nosso blog você recebe mais informações sobre calçados, estilo e praticidade direto em seu navegador.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.