Melhores tênis para quem tem esporão: saiba qual modelo escolher

O esporão, um dos motivos mais frequentes para as dores nos pés, é um problema muito mais comum do que se pensa. Afeta com mais frequência mulheres que já passaram dos 40 anos, mas pode aparecer em quem realiza atividades esportivas de alto impacto ou possui pés cavos – aquela pisada curvadinha, em que apenas as pontas dos dedos e o calcanhar sustentam o peso do corpo.

O desconforto provocado é bastante intenso e piora com o esforço físico, afastando muita gente das atividades que mais gosta. Não precisamos nem dizer o quanto isso é prejudicial para a saúde em geral, tanto para o corpo quanto para a mente: mover-se livremente, sem dores ou preocupações é um bem muito importante pelo qual vale a pena tomar todos os cuidados.

Quer entender tudo sobre as causas da condição e ainda ganhar dicas preciosas para escolher o melhor modelo de tênis para quem sofre de esporão? Fique por aqui que a Espaço Tênis te mostra!

Mas, afinal, o que é esporão?

Também chamado de esporão calcâneo, a condição nada mais é que um crescimento irregular e anormal de uma pequena parte do osso do calcanhar. Ele pode apresentar sintomas ou sinais de inflamação, mas na maioria dos casos causa dores bastante incômodas na base dos pés. Esse desconforto se intensifica com o esforço e é aliviado pelo repouso.

Para entender como esse crescimento acontece, precisamos conhecer um pouquinho da anatomia dos pés. De acordo com um artigo no portal do Dr. Dráuzio Varella, o calcâneo, protagonista do nosso assunto de hoje, é o maior osso dos pés. Fica bem abaixo do tornozelo e é quem dá forma ao calcanhar.

Sua função é aguentar e distribuir todo o peso do corpo – por isso é muito forte e maciço. Abaixo dele, possuímos uma “almofadinha” feita de gordura e células com queratina. Ela ajuda a aliviar os impactos como um amortecedor natural.

O que acontece é que o calcâneo tem um formato levemente pontiagudo, e toda vez que uma forte pressão ou impacto é realizado sobre ele, sua ponta pressiona os tecidos que vêm logo abaixo. Ao longo do tempo, depois de receber impactos fortes e contínuos por anos, o esporão se calcifica de maneira anormal, ficando ainda mais agudo e provocando mais dor.

Se analisarmos a questão de maneira geral, veremos que os impactos sobre os calcanhares são parte da vida, e desenvolver certo grau de calcificação no calcâneo é quase que um dos elementos naturais do envelhecimento.

Mesmo assim, esse processo pode ser acelerado pela prática de exercícios de impacto (com corrida, saltos e dança), sobrepeso ou pés cavos. Este último caso é ainda mais interessante, pois nos mostra como a má distribuição de pressão pode causar esporão mesmo em pessoas bem jovens.

Pés cavos são aqueles em que o arco da sola é super acentuado. Nesse tipo de pisada, todo o peso corporal fica colocado sobre o peito do pé e o calcanhar, dois ossos que são naturalmente pontiagudos. Se o indivíduo com esse formato de pisada não procurar pelos calçados adequados, em especial para os momentos de realizar exercícios físicos, pode sofrer com esporões bem cedo!

Os tênis mais confortáveis para quem sofre com esporão

De início, ressaltamos que os tênis são os melhores companheiros de quem sofre com dores de calcanhar. São naturalmente os calçados mais bem estofados e reforçados, com os formatos mais anatômicos e confortáveis do mercado. Com isso em mente, como escolher o melhor tênis?

Como comentamos, os principais causadores do esporão de calcanhar é o impacto e a pressão mal distribuída na planta dos pés. Por isso, no momento de comprar seu tênis, observe os seguintes aspectos: 

 

  • Amortecimento reforçado

Com um amortecimento de ponta, o impacto que seria absorvido pelo seu calcâneo fica bem melhor distribuído por toda a extensão do pé e tornozelo. Esse amortecimento não deve ser provido apenas pelo solado, mas também pela palmilha.

Cuidado com amortecedores muito moles: apesar de parecerem confortáveis, podem não proporcionar o suporte que você precisa. Tênis para atletismo e outras práticas esportivas são produzidos com esses fatores em mente – afinal, devem aguentar os impactos de treinos consecutivos. Invista neles.

 

 

  • Solados e palmilhas anatômicos

Essa dica é especialmente preciosa para quem tem a pisada cava que descrevemos acima. Sabe aquela curva que aparece na sola da maioria dos tênis de proposta mais esportiva? Ela abraça o formato natural dos pés e ajuda a distribuir a pressão produzida pelo caminhar.

Dentro do tênis, observe se a palmilha também segue a mesma linha, oferecendo suporte às áreas do pé que normalmente não tocavam o chão. Os chunky sneakers da Fila são opções mais que estilosas que se encaixam direitinho nesse critério!

 

 

  • Você pode investir em palmilhas extras

Se você sofre de esporão ou possui pés cavos e deseja muito usar tênis de solado reto, como os All Star e os Keds, conte com as palmilhas avulsas. Esses tênis possuem solados com pouco amortecimento e se beneficiarão muito de uma palmilha de silicone, em especial com calcanheiras. Lembre-se: jamais utilize tênis como esses para práticas esportivas de impacto. 

 

E aí, já pensou naquele modelo de tênis perfeito e confortável, mesmo para pés com o famoso esporão? Conte suas experiências e opiniões pra gente! Nossa caixa de comentários está te esperando para bater aquele papo. 

Para não perder nenhuma atualização do blog mais entendido de tênis do Brasil, fique ligado em nossa frequência de postagens: é toda semana! Quer ter acesso a mais conteúdos e saber de todas as novidades que chegam na loja? Siga a Espaço Tênis no Instagram! Te esperamos por lá.  

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.