5 vantagens de usar tênis no dia a dia

Pensa rápido: qual o seu calçado favorito? Chinelo? Sandália? Se você pensou em tênis, bem-vindo ao clube, esse também é o nosso preferido. Mas essa preferência não é à toa: ele possui uma história incrível e sua utilização tem muitas vantagens.

Quer conhecer um pouco sobre a origem do tênis e toda sua história? Então fica ligado neste post e entenda!

História do tênis: a origem!

O tênis é um calçado incrível, que todo mundo curte, a gente sabe. Mas você já parou para pensar como ele surgiu?

Tudo começou lá na Grécia Antiga, durante os Jogos Olímpicos: os atletas começaram a usar sandálias confeccionadas a partir de tiras de couro e, assim, acabavam tendo mais eficácia do que quem estava descalço. Considerando as vantagens, o calçado na prática de esporte se popularizou e, durante o século XVIII, o Reino Unido criou um modelo especialmente para a prática de esportes, feito de couro flexível.

Esses calçados, até então, não eram tênis. O tênis, em sua forma como conhecemos hoje, foi criado apenas em 1839, nos Estados Unidos, por meio de um processo chamado vulcanização.

Esse processo consiste em aplicar pressão e calor na borracha para proporcionar maior preservação ao material. Seu desenvolvimento se deu por um cara chamado Charles Goodyear, para melhorar a qualidade de seus pneus.

Mas não ficou somente nos pneus, obviamente. A borracha vulcanizada passou a ser adotada também no solado dos calçados, que até então eram feitos de couro e se tornaram muito mais flexíveis.

História do tênis: o processo

A borracha vulcanizada passou a ser querida pelas indústrias de sapatos e, em 1860, surgiram sapatilhas com cadarços para a prática de esportes. Em 1908, começou a nova era do tênis.

O empresário Marquis M. Converse criou o tênis Converse All Star, nos EUA, feito de lona e borracha, com o intuito inicial de promover agilidade aos jogadores de basquete. (Se quiser saber mais sobre a história do Converse All Star, clique aqui ).

Em 1917, outra febre surgiu nos EUA: os tênis Keds. Eles eram considerados um ícone de modernidade e até hoje são muito utilizados no mundo todo. Tanto o All Star, quanto o Keds, fizeram sucesso e transcenderam gerações.

Em 1920, foi criado o primeiro modelo de tênis de corrida, pelo sapateiro alemão Adolph Dassler (fundador da Adidas), e isso foi somente o início das criações do calçado no mundo do esporte.

Desde então, as empresas vêm desenvolvendo e aprimorando seus tênis com diversos materiais e designs. E não para por aí: a tecnologia anda de mãos dadas com os tênis, proporcionando cada vez mais conforto e praticidade para os pés da galera, tanto no esporte como na cidade.

A verdade é que usar esse sapato só tem vantagem: o dia a dia se torna muito mais prático! Olha só!

5 razões para você começar a usar tênis agora!

Com que frequência você usa tênis? Se ainda não o adotou para o seu cotidiano, fica ligado nessa lista de motivos que vão fazer você dar uma atenção especial ao calçado. Veja!

1) É confortável:

De todas as razões, o conforto é a principal característica do tênis. Como deu para ver, ele foi desenvolvido para trazer mais conforto e leveza aos pés, especialmente na hora de praticar esporte. E todo mundo sabe que no esporte a funcionalidade é tudo: correr, pular, abaixar… São tantos movimentos que o amortecedor passa a ser indispensável.

Não é somente no esporte que nossos pés precisam de conforto – no dia a dia, o calçado evita bolhas nos dedos e a dificuldade em andar, problemas que chinelos e sandálias acabam trazendo. O conforto é o grande aliado do bem-estar, ainda mais para quem fica muito tempo sem trocar de sapato.

2) Evita problemas de saúde:

Parece insignificante, mas usar um calçado desconfortável pode causar problemas para a sua saúde. Isso porque uma pisada errada resulta em lesões, e as dores podem surgir no fim do dia.

Para você entender, existem 3 tipos de pisadas: normal, pronada e supinada. Todas precisam de um acessório anatômico para evitar as dores ocasionadas pelo impacto do pé com o solo. A boa notícia é que todo tênis possui palmilha, algumas mais confortáveis do que outras, mas todas mais eficientes do que chinelos e sandálias.

3) É versátil:

Outra vantagem de usar tênis no dia a dia é que ele é super versátil e cai bem com diversas ocasiões: trabalho, faculdade, balada, enfim.

Você pode apostar no tênis Superga, com modelos neutros e modernos, ou nos cheios de presença, como o tênis Farm, para criar looks modernos e diferenciados.

4) É estiloso e descolado:

Como todo mundo sabe, o tênis está imerso no universo do jovem, conferindo mais estilo para qualquer visual, seja lá qual for a personalidade.

Além de estiloso, ele também é descolado: quebra o ar sério de uma roupa, deixando-a muito mais moderna e despojada. Isso significa que dá para ser usado até com um visual mais formal, como camisa e blazer ou um vestido. Aposte nele para deixar seu look mais moderninho!

5) É tendência:

Antes destinado apenas ao esporte, o tênis tomou lugar de sandálias e sapatos também no look urbano. Nas passarelas, o calçado está fazendo muito sucesso em várias versões: branquinho, com plataforma, colorido, cano alto e muito mais. Então além de super confortável, o tênis está na moda. Se quiser abusar das tendências, invista nele no seu dia a dia!

Viu só como usar tênis é a melhor opção? No site da Loja Espaço Tênis, temos muitíssimos modelos para confirmar essas 5 razões que mencionamos aqui! Confere lá, você vai se amarrar!

E se você curtiu esse post, continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de tudo o que envolve o universo dos tênis. Tem muito conteúdo legal te esperando!

anexar post sobre all star

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.