Manobras de skate: conheça as principais e comece a evoluir no rolê

Use o cupom BLOG5 e ganhe desconto na sua primeira compra! Válido para produtos não promocionais na sua primeira compra - Clique aqui!

10 manobras de skate para dominar e se destacar no rolê

Skate é mais do que um esporte, é um estilo de vida que respira atitude e liberdade. É a base do streetwear, uma cultura que conecta moda, arte e música.

Aprender uma manobra de skate não é apenas dominar o shape, é mostrar seu estilo e viver intensamente a cultura de rua. Para se destacar e sentir a adrenalina de cada novo truque, você precisa dominar o básico e se jogar de cabeça. Para isso, confira nosso guia com as manobras essenciais, dicas de equipamentos e tudo o que você precisa para evoluir e deixar sua marca. Bora lá?

1. Ollie

O Ollie é o pulo do skate e a base de tudo. Para começar, coloque o pé de trás na ponta do tail (a parte de trás) e o pé da frente um pouco antes dos parafusos do truck dianteiro. Dê uma batida seca e rápida no tail, jogando seu peso para baixo. Ao mesmo tempo, pule e encolha as pernas.

Assim que o tail tocar o chão, deslize a lateral do pé da frente para cima e em direção ao nose para nivelar o skate no ar. Acompanhe o skate no ar e se prepare para pousar com os joelhos flexionados para absorver o impacto. Para essa manobra, um par de Vans Old Skool com uma bermuda folgada é o visual ideal para ter estilo e liberdade de movimento.

Skatista executando manobra em parque com árvores

2. Nollie

O Nollie é o inverso do Ollie, onde você usa o pé da frente para dar o “pop”. Posicione o pé da frente na ponta do nose e o pé de trás um pouco atrás dos parafusos do truck traseiro. Dê uma batida no nose, jogando seu peso para frente. Em seguida, arraste o pé de trás em direção ao tail para nivelar o skate no ar. Acompanhe o skate e pouse com os dois pés sobre os parafusos.

O Nollie é uma manobra que exige precisão. Um Adidas Campus com um moletom oversized e um boné feminino cria um visual confortável e autêntico para encarar o desafio.

Skatista equilibrando-se em um skate ao amanhecer

3. Flip

O Flip, ou Kickflip, faz o skate girar 360° na horizontal. A manobra começa como um Ollie. Coloque o pé de trás no tail e o pé da frente na diagonal, logo atrás dos parafusos dianteiros. Dê a batida no tail e, ao mesmo tempo, deslize o pé da frente para a quina do nose, dando um “chute” para fora. Esse movimento fará o skate girar.

Encolha as pernas para não atrapalhar o giro, espere o skate completar a rotação e pouse com os dois pés sobre os parafusos. Para essa manobra icônica, combine um Vans Sk8-Hi (para proteger o tornozelo) com uma camiseta estampada para um visual clássico e descolado.

Skatista realizando manobra aérea em calça larga.

4. Ollie Heel ou Heelflip

O Heelflip é uma variação do Flip, mas o giro é no sentido contrário, e você usa o calcanhar. Posicione o pé de trás no tail. O pé da frente deve ficar em um ângulo de 45°, com o calcanhar para fora, um pouco atrás dos parafusos.

Faça o pop com o pé de trás e, ao mesmo tempo, deslize o calcanhar do pé da frente, chutando a lateral do skate para fazer ele girar na direção oposta ao Flip. Espere o skate girar e pouse com os dois pés sobre os parafusos. Uma jaqueta jeans e um boné são o combo ideal para essa manobra. É um visual clássico, funcional e que nunca sai de moda.

Skatista realizando um salto acrobático ao ar livre

5. Pop shove-it

O Pop shove-it faz o skate girar 180° por baixo dos seus pés. O pé de trás fica na ponta do tail e o da frente no meio do shape. Dê um “pop” no tail e, ao mesmo tempo, deslize o pé de trás com um movimento de “pá” para trás, fazendo o skate girar.

Salte para cima e um pouco para frente, acompanhando a rotação do skate, e pouse sobre os parafusos. Essa é uma manobra mais solta. Uma calça jogger com uma camiseta básica e um bom par de Adidas Gazelle é o ideal.

Skatista pulando com skate em uma pista

6. Manual

O Manual é a manobra do “cavalinho” e exige muito equilíbrio. Para praticar, comece andando com o skate. Coloque o pé de trás sobre o tail, com a ponta do pé, e pressione para baixo para levantar as rodas dianteiras. Mantenha o equilíbrio com o outro pé.

Para o Nose Manual, faça o mesmo, mas com o pé da frente sobre o nose, levantando as rodas traseiras. O conforto é a chave. Combine uma camiseta básica com uma calça cargo e um par de Vans ou Adidas.

Jovem fazendo manobra de skate com apoio de amigo

7. Hardflip

O Hardflip é uma manobra mais avançada que combina os movimentos de um Flip com um Shove-it em um movimento único e complexo. O pé de trás fica no tail e o da frente na diagonal, perto dos parafusos dianteiros.

Faça o “pop” no tail com força e, ao mesmo tempo, chute para a frente e para baixo com o pé da frente, fazendo o skate girar como um Flip, enquanto o corpo se move para a frente. Pule para trás para não atrapalhar o giro e pouse sobre os parafusos. O visual para essa manobra pode ser mais técnico, com uma camiseta de banda e um par de tênis com solado reto.

Skatista realizando manobra com prancha rosa.

8. Varial-flip

O Varial-flip é a junção perfeita de duas manobras: o Flip e o Pop shove-it. Você chuta para o Flip e, ao mesmo tempo, faz o movimento de rotação do Pop shove-it. O pé de trás fica no tail e o da frente em uma posição de Flip.

Faça o pop no tail e, ao mesmo tempo, dê o “chute” de Flip com o pé da frente, enquanto o pé de trás faz o movimento de rotação do Pop shove-it. Acompanhe o skate no ar e pouse com os dois pés sobre os parafusos. Um moletom dá um toque de estilo e conforto para a prática, que exige bastante coordenação.

Skatista realizando um salto em uma prancha.

9. Frontside Ollie

O Frontside Ollie é uma variação do Ollie que adiciona um giro de 180° do corpo com o skate. Posicione os pés como em um Ollie normal, mas vire um pouco o corpo para trás. Faça o “pop” no tail e, ao mesmo tempo, comece a girar os ombros para a frente. Mantenha o corpo alinhado com o skate e pouse com os pés sobre os parafusos, completando o giro.

O visual para essa manobra é de total domínio. Combine um look minimalista e um bom tênis para dar um destaque e demonstrar confiança.

10. Impossible

A Impossible é uma das manobras mais difíceis, por isso, leva esse nome. O skate faz um giro vertical e “abraça” o pé de trás do skatista. O pé de trás fica no tail e o da frente no meio do shape, em diagonal. Dê um “pop” no tail e use o pé de trás para dar um impulso forte, fazendo o skate “abraçar” seu pé.

Tire o pé da frente rapidamente para não atrapalhar o giro, espere o skate completar o giro vertical e pouse com os dois pés. Essa manobra é para os mais experientes. Um Adidas Campus e uma calça cargo formam o par perfeito para essa manobra de alto nível.

Glossário rápido: termos indispensáveis na pista de skate

Se enturmar na pista passa também por conhecer os termos do universo das manobras de skate:

  • Goofy: base com pé direito na frente;
  • Regular: base com pé esquerdo na frente;
  • Switch: mandar truque na base oposta da sua;
  • Nose: frente do shape;
  • Tail: parte de trás do shape;
  • Pop: impulso dado ao bater o tail;
  • Flip: giro do shape no ar;
  • Base: posição natural dos pés no skate.

Dominar esse vocabulário não só facilita o aprendizado dos truques, como também aproxima você da cultura skate. Trocar ideia com a galera e entender dicas técnicas fica muito mais fácil quando todo mundo fala a mesma língua.

Não importa se você está começando ou já manobra faz tempo. Escolha sua manobra de skate favorita, monte seu kit, pratique com segurança e viva intensamente o lifestyle que só o skate proporciona. Cada truque aprendido é conquista, criatividade e um jeito único de se destacar no rolê.

O skate e a moda: conectando a atitude das ruas ao seu estilo

Agora que você já tem o mapa das manobras mais iradas, desde os saltos básicos até os giros mais complexos, é hora de levar a atitude do skate para o seu visual. Afinal, a pista é só o começo. O streetwear que você respira no skate te dá a liberdade de se expressar em qualquer lugar.

Se você é daqueles que não desgruda do tênis de skate, saiba que ele é a peça-chave para montar looks estilosos e confortáveis, muito além das manobras. Quer saber como transformar o seu visual e criar combinações que unem conforto, estilo e a vibe da rua? Confira nosso guia sobre looks com tênis esportivos!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Isabela Hummig

Isabela Hummig

Olá, galera! Prazer, eu sou a Isabela, autora dos conteúdos aqui no blog da Espaço Tênis. Sou sócio-proprietária da loja e estou envolvida em cada detalhe desde o surgimento da ideia até hoje. Desde 2016, nosso objetivo é oferecer os tênis mais estilosos e confortáveis de forma rápida e descomplicada para vocês, nossos queridos clientes.

Ler Mais

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.