Você é fã de All Star? Aquele tênis feito de lona e borracha, super clássico, que tem amantes ao redor do mundo todo. Se você curte esse sneaker, vai querer saber alguns fatos curiosos sobre ele.
Não se trata apenas de um tênis, o Converse All Star tem uma história interessantíssima que poucas pessoas conhecem.
Quer saber mais? Continue a leitura para conferir!
Conheça a história do Converse All Star
Se você acha que esse calçado – que provavelmente está no seu pé nesse exato momento – sempre foi assim, está muito enganado.
Tudo começou em Massachusetts (EUA), em 1908, quando Marquis M. Converse resolveu fundar a fábrica Converse Rubber Shoe Company para vender os tênis de lona.
Inicialmente, o objetivo era proporcionar modelos esportivos para toda família, mas o sucesso foi tão grande que em poucos anos a marca passou a produzir milhares de unidades por dia.
Não o bastante, o executivo da marca contratou o jogador de basquete Charles “Chuck” Taylor para usar o tênis nas quadras ao redor dos Estados Unidos e convencer técnicos e jogadores a usá-lo também.
Assim surgiu o primeiro patrocínio no meio esportivo: Taylor foi o primeiro atleta a ser patrocinado na história. Depois de tanto sucesso, o modelo foi denominado como “Chuck Taylor” em sua homenagem. Você já deve ter reparado que sua assinatura está inserida na logo do calçado, não?
“Tá, mas o All Star não tem estilo esportivo”
Isso é verdade. O All Star se tornou um ícone norte-americano, sendo o sneaker mais vendido dos EUA e expandido para mais de 150 países. No entanto, com o passar do tempo, o uso do calçado foi tomando novos rumos, deixando o esporte um pouco de lado.
Tudo começou em 1956, quando James Dean, ator de Hollywood famosíssimo, símbolo da revolta juvenil da época, foi flagrado usando o Chuck Taylor, fazendo com que o sapato fosse relacionado a rebeldia adolescente.
A partir daí, o sucesso só aumentou! No mundo pop, até Madonna foi flagrada com um modelo semelhante ao de James.
Quando artistas como Elvis Presley, George Harrison, entre outros, adotaram o Converse All Star, o tênis começou a fazer parte de um universo rock’n’roll, dos mais variados estilos, e até hoje é assim.
A imersão do Converse no universo Rock’ n’ Roll
Como sabemos, o All Star tem uma pegada rock, devido à sua utilização ao longo do tempo por diferentes gerações de ícones desse estilo musical. Quer ver alguns exemplos de lendas do rock que não tiravam o tênis do pé? Olha só!
- Ramones: em 1977, a marca passou a integrar o movimento punk rock por conta da aparição da banda Ramones usando o sneaker. O grupo criou uma relação tão forte com o Chuck Taylor que a Converse lançou uma edição especial naquele ano em homenagem a ele.
- Nirvana: em 1990, Kurt Cobain era o artista ícone da Converse. O vocalista da banda Nirvana levava o All Star em seu estilo de vida, e até no momento de sua morte, por suicídio, ele estava usando seu par favorito da marca.
- The Strokes: nos anos 2000, quando a banda The Strokes surgiu, os integrantes apareceram com o modelo mais clássico de All Star nos pés.
Viu só como o Converse fez parte (e ainda faz) de diferentes gerações? Além disso, o tênis marcou inúmeras personagens do mundo cinematográfico, como: Harry Potter, Marty McFly, Eleven (de Stranger Things) e muito mais!
Fatos curiosos sobre o Converse
Além desses fatos, existem curiosidades sobre o All Star que estão guardadas em um baú.
Está preparado?
- Durante a época da Segunda Guerra Mundial, a marca criou uma versão diferenciada especialmente para os soldados americanos. Até hoje ela faz parte do público militar dos Estados unidos. O modelo era a bota “A6 Flying”.
- O primeiro estilo lançado foi o cano alto. Somente após 1960 surgiu o “Oxford sneaker”, a opção com cano baixo.
- Os modelos mais vendidos aqui no Brasil são o cano baixo preto, branco e vermelho.
- Há mais de 1200 modelos de Converse à venda no Brasil.
Quer conhecer alguns desses modelos? Veja a seguir!
Modelos para você se apaixonar!
Converse Chuck Taylor: a linha Chuck Taylor, como vimos, é a mais clássica de todas. Se você curte uma pegada rock e alternativa, essa é a opção ideal! São diversas cores e tecidos, com cano alto ou baixo.
Converse cons: a coleção Cons apresenta Converses de modelos diferenciados e super estilosos para quem quer fugir dos clássicos. Os tênis não possuem a parte branca na frente, apenas no solado. Essa linha é mais alternativa e conta com calçados com ou sem cadarço.
Converse jack purcell: os tênis da linha Jack Purcell lembram os Taylors, mas com um design diferente. Eles são de cano baixo e voltados ao público masculino. Então se você é um cara que gosta de looks básicos, aposte nesse modelo!
E aí, curtiu nosso post? Agora que você conhece melhor a Converse, temos certeza que ela ganhou um espacinho a mais no seu coração, não é?
No site da Espaço Tênis você encontra diversos modelos da marca, um mais estiloso que o outro. Confere lá!
E acompanhe nosso blog para receber mais dicas e curiosidades sobre o universo dos tênis!